Colcha de patchwork para iniciantes

Escrito por amma marfo | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Colcha de patchwork para iniciantes
Colcha de retalhos.

Fazer uma colcha pela primeira vez pode ser divertido e estressante, ao mesmo tempo. Há muito à aprender, especialmente se você não tem alguém com experiência a sua disposição para responder as suas dúvidas. O melhor método para iniciantes aprenderem a fazer colchas de patchwork é dividir o processo em tarefas menores. Apesar de tomarem tempos diferentes, estes passos são ótimos para se definir as etapas do processo.

Outras pessoas estão lendo

Costurando a parte de cima da colcha

Uma colcha de patchwork começa com retalhos. Elas são feitas de pequenas estampas, conhecidos como blocos, e os blocos de retalhos são costurados uns aos outros para criar a camada de cima da colcha. Uma borda opcional, ou várias bordas, podem, então, serem costuradas ao redor dos blocos para completar. Dentre as várias estampas dos blocos, existem muitas opções de tecidos, baseadas em cores, tamanhos dos padrões e/ou se é um tecido claro, médio ou escuro. De modo geral, os blocos para iniciantes seriam de 4 ou 9 retalhos, com formas de cerca, catavento ou uma simples estrela. Pelo fato de esses blocos serem constituídos apenas de linhas retas nas bordas ou ao longo da diagonal. Desta forma, é possível praticar costura em emendas de 0,6 cm sem se preocupar com curvas ou ângulos incomuns. Quando a parte de cima da colcha estiver completa, marque o padrão da colcha com uma caneta à base de água ou lápis próprio para marcação em tecido. Nunca use uma caneta ou lápis comuns. O padrão de sua colcha deve ser composto de partes que se complementam, para criar um padrão secundário ao longo da superfície. Iniciantes podem facilitar selecionando um desenho com linhas retas.

As camadas e o Alinhave

O avesso da colcha tem normalmente cerca de 15 cm a mais de largura e de comprimento que o topo, para deixar 7 cm de sobra ao redor. Se estiver trabalhando em uma mesa grande ou no chão, estique o tecido, com o lado da estampa para baixo. A seguir, você precisará posicionar a camada intermediária ou enchimento, acima do avesso. O enchimento deve ser do mesmo tamanho da parte de cima da colcha, ou maior. Para iniciantes, materiais menos macios tendem a ser mais fáceis de se trabalhar. Enquanto o algodão é bom para o trabalho com máquina de costura, o poliéster é mais recomendado para trabalhos à mão. A última camada do sanduíche é parte de cima da colcha, colocada sobre o enchimento, com o lado correto para cima. As camadas podem, agora, serem fixadas com alfinetes ou com pontos grandes de dentro para fora do tecido, em intervalos de 10 ou 15 cm. Trabalhe em padrão de grade, começando do centro e indo em direção à extremidade, até que toda a colcha esteja alinhavada por completo.

Acolchoando

Quando estiver acolchoando, comece no centro da colcha e continue em direção às bordas para manter as camadas lisas e evitar franzidos ou excesso de tecido. Siga o desenho das linhas até que a colcha esteja completa. Se estiver trabalhando a mão, não se preocupe com o tamanho dos pontos; simplismente foque em fazer pontos de mesmo comprimento, com espaços iguais entre si.

Finalizando a colcha

Para completar, você precisará colocar um viés ao redor da colcha. O viés tem a função de esconder as pontas das camadas (avesso, enchimento e topo) e ajuda a prevenir o desgaste das bordas da colcha. O viés pode ser feito com tiras de tecido de 5 cm de largura. Dobre as tiras ao meio, longitudinalmente, para criar uma tira de 2,5 cm com o lado direito do tecido para fora. Alinhe uma borda do viés com a borda da parte de cima da colcha e costure, deixando uma margem de aproximadamente 0,6 cm. Dobre o viés de forma a cobrir todas as camadas; e costure a outra ponta à mão ao tecido da parte de baixo da colcha. Prenda um painel de assinatura na parte de trás para listar informações como: quem a fez, onde foi feita e por quê. Isso dá um toque especial se você presentear a colcha à alguém.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível