×
Loading ...

Como fazer uma colcha de retalhos com tiras de tecido de flanela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao fazer algum projeto de artesanato ou costura, não jogue fora o excesso de tecido de flanela, ao invés disso, use as sobras para criar uma caprichada colcha de retalhos. Corte a flanela em tiras e costure-as conjuntamente, formando um acolchoado que você nunca poderia imaginar ser possível de fazer com as partes indesejadas de um tecido. Todos os materiais necessários para fazer a colcha poderão ser facilmente encontrados em qualquer loja que venda panos e itens de costura.

Instruções

Crie uma colcha de retalhos utilizando restos de tecidos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte os restos de tecido de flanela em 16 formas retangulares, medindo cada uma 15 cm de largura e 1,5 m de comprimento. Selecione a sua cor de tecido favorita ou pegue as sobras de outros projetos.

    Loading...
  2. Dobre as tiras de modo que você tenha oito linhas de tiras dobradas e alinhadas, lado-a-lado.

  3. Coloque duas tiras dobradas em conjunto e com as partes traseiras se tocando. Em seguida, prenda um dos lados longos com um alfinete, deixando uma costura de 1,2 cm ao fixar o local com o alfinete. Repita esse procedimento para fixar conjuntamente com alfinetes todas os pares de tiras, com as partes de trás se tocando.

  4. Faça uma costura ao longo das áreas fixadas com alfinetes em cada par de tiras para, posteriormente, removê-los. Alinhe a costura das partes traseiras das tiras no lugar.

  5. Coloque um conjunto de tiras costuradas contra outro conjunto, com as partes traseiras se tocando, fixando uma das extremidades com um alfinete. Deixe uma costura de 1,2 cm, como antes. Repita o procedimento para fixar com alfinetes todas as tiras, formando um tecido com o formato uniforme.

  6. Costure as tiras conjuntamente ao longo das bordas fixadas com alfinetes para, em seguida, removê-los do local. Coloque a colcha costurada de forma plana sobre uma superfície de trabalho; as costuras deverão permanecer com 2,5 cm.

  7. Costure ao longo do perímetro da colcha, deixando uma costura de 1,2 cm.

  8. Corte ao longo de todas as costuras a uma profundidade de 6 mm, deixando um espaçamento entre cada corte de 6 mm de distância.

  9. Lave e seque a colcha, usando água quente e ligando a máquina para funcionar com uma alta temperatura. Isso afofará as costuras dos retalhos e completará a colcha de pano.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido de flanela
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Agulha
  • Linha

Referências

Loading ...
Loading ...