Como fazer uma colcha da vovó em crochê

Escrito por amber hemmer | Traduzido por alessandra fonte de azevedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma colcha da vovó em crochê
Faça vários quadrados da vovó, junte-os para fazer uma colcha da vovó (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fazer uma grande colcha em crochê é uma assustadora tarefa, mas o resultado é muito recompensador. Executar a colcha da vovó é consideravelmente fácil, pois ela é executada utilizando-se quadrados de crochê. Esses quadrados perfeitos em crochê, muito coloridos, chamados de quadrados da vovó, então serão costurados juntos, formando a colcha. Criando-se diferentes quadrados , a coberta pode ser feita do tamanho e largura desejados. Utilize diferentes cores para cada quadrado da vovó de modo a criar um padrão ou manter os quadrados idênticos, criando uma colcha muito colorida.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Vários fios de diferentes cores
  • Agulha de crochê, do tamanho adequado para os fios utilizados
  • Tesouras
  • Agulha de tapeceiro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Fazendo o Quadrado da Vovó

  1. 1

    Executar um nó corrediço no fim do fio, e colocá-lo na agulha de crochê. Qualquer tamanho de agulha pode ser usado, mas se ela não for adequada a linha, o ponto ficará maior, e o quadrado estranho. Faça quatro correntinhas, e feche o círculo com um ponto baixíssimo.

  2. 2

    Faça três correntinhas para começar a segunda carreira. Elas contarão como o primeiro ponto alto solicitados pela receita. Faça dois pontos altos no círculo, e mais duas correntinhas.

  3. 3

    Faça mais dois pontos altos no círculo, e duas correntinhas. Repita esse processo por mais três vezes, criando quatro espaços. Feche no início com um ponto baixíssimo para terminar o meio do quadrado da vovó. Corte a linha que está sendo utilizada, e escolha uma outra de cor diferente da primeira, conforme o seu desejo, para continuar o trabalho.

  4. 4

    Faça três correntinha, e vire o quadrado para trabalhar na direção oposta. Faça dois pontos altos dentro do espaço das duas correntinhas da carreira anterior, e duas correntinhas. E mais três pontos altos no mesmo espaço. Faça mais duas correntinhas para terminar o primeiro espaço da segunda carreira.

  5. 5

    No segundo espaço de duas correntinhas da carreira anterior, faça mais três pontos altos, duas correntinhas e três pontos altos, no mesmo espaço. Faça mais duas correntinhas para terminar esse espaço. Repita esse processo três vezes, criando buracos em cada espaço aberto pelas correntinhas na carreira anterior. Feche a carreira com um ponto baixíssimo, juntando o início com o fim. E novamente, troque a linha por outra de cor diferente.

  6. 6

    Faça três correntinhas e vire o quadrado para trabalhar na direção oposta. Faça dois pontos altos no espaço da carreira anterior de duas correntinhas.

  7. 7

    Faça duas correntinhas e três pontos altos no espaço seguinte. Mais duas correntinhas e três pontos altos no mesmo espaço. Faça mais duas correntinhas, três pontos altos no próximo espaço. Repita esse processo três vezes, criando a quarta carreira do trabalho.

  8. 8

    Faça duas correntinhas e três pontos altos no próximo espaço, e no mesmo lugar, mais duas correntinhas e três pontos altos. Faça mais duas correntinhas, e feche essa carreira com um ponto baixíssimo, unido o início e o fim da mesma.

  9. 9

    Continue esse processo criando vários quadrados diferente, que unidos formarão a colcha da vovó. Calcule o tamanho e largura desejados utilizando o quadrado da vovó que você fez, para determinar quantos mais você deverá fazer para terminar a manta.

    Montagem da Colcha da Vovó

  1. 1

    Coloque dois quadrados junto, como o lado direito de um virado para o lado direito do outro. Pegue a agulha de tapeceiro com a linha, a mesma linha que você teceu os quadrados, da cor mais adequada para juntar os quadrados. Introduza a agulha no primeiro ponto da última carreira do quadrado, em qualquer canto. Alinhe com a mesma carreira do outro quadrado, e empurre a agulha através de ambos, unindo-os.

  2. 2

    Puxe a linha, deixando aproximadamente 10 centímetros. Faça um nozinho com a linha, fixando o fio no início do quadrado. Corte a linha que sobrou do nó.

  3. 3

    Insira a agulha na segunda correntinha do quadrado, de dentro para fora, como feito no primeiro ponto. Por exemplo, ao invés de fazer uma costura com pontos alternativos começando na frente e atrás, inicie cada ponto empurrando a agulha de dentro para fora. A linha envolverá o contorno dos dois quadrados.

  4. 4

    Trabalhe em torno das margens do quadrado, costurando cada correntinha. Costure apenas um dos lados dos quadrados. Faça um nó no fim da costura, e corte a linha.

  5. 5

    Abra os quadrados. Coloque um terceiro quadrado na parte superior dos dois que já estão costurados, com as faces direitas se encontrando. Costure o novo quadrado com os outros dois, usando o mesmo método. Faça uma linha de quadrados, de acordo com a largura desejada para a colcha.

  6. 6

    Comece a segunda linha de quadrados costurando um novo quadrado no parte de cima do primeiro quadrado. Coloque um segundo quadrado da vovó na parte de cima do segundo quadrado da primeira linha, e ao lado do primeiro da segunda linha.

  7. 7

    Termine a colcha unindo todos os quadrados, trabalhando linha por linha.

Dicas & Advertências

  • Quanto mais linhas de diferentes cores você utilizar, mais colorido a sua colcha ficará.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível