Mais
×

Como fazer um coldre de couro

Atualizado em 17 abril, 2017

Trabalhar com couro envolve quase todos os seus sentidos. É muito bom sentir a sensação áspera do couro não tratado, a suavidade e o cheiro agradável do couro acabado. Criar um coldre de arma de couro é um ótimo projeto para alguém que está começando, já que muitas das técnicas, tais como corte, modelagem e costura do couro podem ser posteriormente aplicadas em projetos mais complicados e difíceis. Você também terá uma bela peça artesanal de couro trabalhado, que pode durar por muitas gerações com o cuidado adequado.

Instruções

Esquema de um coldre de couro
  1. Coloque sua pistola sobre uma folha de papel e desenhe em torno do cano, do barril e do gatilho. Inverta a posição da arma horizontalmente e contorne as mesmas partes da arma. Retire a arma e desenhe uma linha reta horizontal que ligue os dois desenhos da arma. Isso deve deixar uma forma em V. Corte e coloque-a sobre seu couro. Usando uma navalha, corte cuidadosamente este molde no couro.

  2. Vire o couro de forma que o lado liso esteja para baixo. Dobre o lado direito sobre o esquerdo para criar a base do coldre. Fure com um furador de couro nas laterais a cerca de 0,6 centímetros de distância da borda externa. Insira o furador na diagonal para baixo e para a esquerda para cada furo. Espace esses furos com cerca de 0,3 centímetros de distância em torno dos lados, com exceção do topo.

  3. Costure os lados do coldre juntos utilizando uma agulha de couro e o linho encerado. Comece o ponto por baixo, depois por cima, então por baixo, e de novo por cima e novamente para baixo antes de ir pra a próxima seção de buracos. Coloque o couro em um balde de água durante um dia inteiro. Retire o couro e coloque sua pistola (envolta completamente em filme plástico ou outro material à prova de água fino) dentro do coldre. Pressione o couro na pistola e ao longo dos lados da arma para assegurar a secagem na forma da arma. Deixe secar durante um dia.

  4. Retire a arma e fure buracos como você fez com as bordas do estojo com 0,3 centímetros de distância da impressão da arma. Faça isso para ambos os lados e dê pontos fechados. Execute um ponto em roda sobre toda a costura para pressioná-los para dentro do couro e deixá-los com um acabamento mais profissional. Corte dois orifícios redondos de 7,5 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura para a seção traseira superior do coldre para os buracos de cinto. Lixe as bordas do couro suavemente com lixa grana 200.

  5. Com um pano macio, aplique uma camada de acabamento resistente à água no coldre inteiro. Deixe secar por uma noite e seu coldre estará pronto.

Dicas

  • Use osso ou chifre para esfregar e pressionar contra a arma enquanto o couro está pegando forma.

Aviso

  • Certifique-se de colocar um pedaço de sobra de couro embaixo para que você não danifique a ponta do furador quando for fazer os buracos.

O que você precisa

  • Folha de 60 por 60 centímetros de couro de vaca
  • Furador de couro de ponta de diamante
  • Linho encerado de 5 fios
  • Agulha para couro
  • Acabamento de couro resistente à água
  • Filme plástico
  • Pistola
  • Navalha
  • Tesoura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article