Como colecionar guitarras com um investimento

Escrito por james gilmore | Traduzido por jessica rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como colecionar guitarras com um investimento
Faça de suas guitarras vintage um investimento (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Aquela velha guitarra elétrica Fender juntando poeira em seu porão poderia ser as suas próximas férias ou seu próximo carro, por isso, limpe-a e cuide melhor dela. De acordo com o especialista em guitarras vintage George Gruhn, o mercado de instrumentos vintage tem aumentado desde 1985, o valor de alguns dos modelos mais procurados aumentou tanto quanto 1,000 por cento. Você pode colecionar guitarras elétricas como um investimento com o conhecimento e a capacidade de perceber a diferença entre uma guitarra elétrica "usada" e uma "vintage".

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Informe-se a respeito de quais guitarras são os melhores investimentos. Ser um guitarrista te favoreceria. Fale com revendedores e outros colecionadores de guitarra e descubra o que faz uma guitarra elétrica ser um investimento melhor do que outra.

  2. 2

    Procure guitarras de ouro de uma época. Elas foram fabricadas a partir de 1950 até meados da década de 1960 por empresas como Gibson, Fender e Gretsch. Guitarras elétricas começaram a se tornar um instrumento procurado com a ascensão do rock and roll e muito cuidado foi colocado em sua fabricação.

  3. 3

    Fique longe de guitarras fabricadas a partir do final da década de 1960 até o meio da década de 1980. Os fabricantes começaram a produzir guitarras elétricas a um ritmo surpreendente, colocando menos cuidado em cada instrumento.

    No entanto, algumas guitarras feitas durante este tempo podem contradizer isto, especialmente as de edição limitada. A guitarra Fender 1979 de propriedade de Stevie Ray Vaughan, obviamente, seria um grande investimento, apesar da data de fabricação do violão. Na verdade, a maioria dos guitarristas da estatura de Vaughan teria reforçado uma guitarra básica ou de má qualidade com melhores partes, de modo a fazê-las valerem mais. Esteja ciente da idade do seu instrumento, mas seja objetivo. Uma Gibson 1985 em ótimo estado é melhor do que uma Gibson 1960 quebrada em duas partes.

  4. 4

    Tome conhecimento de estabelecimentos e eventos de guitarras elétricas antigas. Confira as lojas de guitarra, leilões, mercados de pulga, convenções, anúncios e etc. Se você for um guitarrista, converse com colegas músicos. O cara com quem você tocou semana passada pode ter uma coleção e estar disposto a vender uma peça pelo preço certo.

  5. 5

    Inspecione cada guitarra completamente. Certifique-se de que elas têm peças originais. Às vezes, comerciantes vão substituir coisas como trastes com novas peças, diminuindo o valor da guitarra. Certifique-se o máximo possível que o instrumento seja visualmente atraente, livre de fissuras, lascas e etc.

  6. 6

    Toque cada guitarra elétrica que você estiver pensando em comprar. Uma guitarra elétrica vintage que não pode ser tocada é apenas uma obra de arte. Certifique-se que os trastes não estejam usados​​ e que tenham boa entonação. Certifique-se de que os captadores estejam funcionando. Plugue a guitarra e veja se ela soa bem. O som deve se comparar, se não soar melhor do que um novo modelo.

  7. 7

    Considere especializar-se em uma empresa ou época particular, assim como colecionadores de arte colecionam pinturas em determinados períodos ou por artistas específicos. Você não apenas irá juntar guitarras em que você mais se interessa, mas também irá se tornar um especialista nessa área específica e, com o tempo, será capaz de determinar melhor o valor de uma guitarra elétrica vintage em sua área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível