Mais
×

O que é uma colectomia subtotal?

Atualizado em 17 abril, 2017

A colectomia subtotal é um procedimento cirúrgico realizado no cólon e é usada para tratar muitas doenças e condições relacionadas com o cólon. Esta refere-se a um procedimento cirúrgico envolvendo a remoção da totalidade ou de uma parte do cólon.

Saiba o que é uma colectomia subtotal (NA/Photos.com/Getty Images)

Identificação

A colectomia subtotal, também conhecida como colectomia parcial, refere-se a cirurgias que removem somente uma secção do cólon. A palavra "subtotal" é utilizada para distinguir este tipo de cirurgia da "colectomia total", que significa a remoção completa do cólon.

Tipos

Existem vários subtipos de colectomia subtotal, de acordo com o livro "Clinical Oncology". A remoção do cólon ascendente (isto é, o cólon proximal) é referida como a hemicolectomia direita. Da mesma forma, a remoção do esquerdo é referida como hemicolectomia esquerda. A remoção do sigmoide é referida como sigmoidectomia.

Importância

A colectomia subtotal é usada para remover parte do cólon afetado por uma série de doenças, incluindo câncer de cólon, doença de Crohn e colite ulcerativa, de acordo com a Clínica Mayo. A colectomia subtotal também é utilizada para tratar a obstrução intestinal e perfuração do intestino.

Considerações

Os pacientes com a síndrome de Lynch têm alto risco de desenvolver câncer colorretal. A colectomia subtotal pode ser considerada como uma medida preventiva para reduzir o risco de desenvolvimento deste tipo de câncer, de acordo com um artigo de 2007 publicado no "Journal of Medical Genetics".

Complicações

As complicações da colectomia subtotal incluem fístula, obstrução do intestino delgado e estenose da anastomose, de acordo com a Clínica Mayo. Cerca de 1 em cada 100 pacientes morrem devido a complicações de uma cirurgia, de acordo com a revisão de 2009 publicada na revista "Genetics in Medicine".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article