×
Loading ...

Como coletar esporos de cogumelos para seu cultivo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Diferente de muitas outras plantas comestíveis, os cogumelos só se reproduzem através de esporos. Os esporos de cogumelos são espalhados pelo vento, mas o cultivo de cogumelos domésticos exige um pouco mais de trabalho. Embora alguns cogumelos tenham ejetores de esporos, a maioria tem que ser tratada adequadamente para que os esporos sejam removidos e usados ​​para criar um canteiro de cogumelos. O processo de remoção de esporos de cogumelos é relativamente fácil e só deve demorar cerca de um dia, ou um dia e meio.

Instruções

Cultive seus próprios cogumelos (Mushroom an aspen mushroom image by vin5 from Fotolia.com)
  1. Retire o tampão do cogumelo do tronco com uma faca e coloque a tampa sobre a lâmina de vidro com o lado de branquias para baixo. Coloque a outra lâmina de vidro em cima do cogumelo, e deixe-o assim por 18 a 24 horas. Isso irá criar a impressão do cogumelo.

    Loading...
    Branquias de cogumelos se encontram por baixo da tampa (yellow mushroom image by hazel proudlove from Fotolia.com)
  2. Retire a tampa de cogumelo da lâmina de vidro. Os esporos devem estar visíveis no vidro.

  3. Use o isqueiro para esterilizar o bisturi ou faca que será utilizada. Segure a lâmina sobre a chama até que fique vermelha. Deixe a faca esfriar enquanto você completa o Passo 4.

  4. Limpe o seu espaço de trabalho com álcool isopropílico e toalhas de papel. É imperativo que todo o espaço de trabalho seja limpo, a fim de recuperar esporos viáveis .

  5. Encha o recipiente de vidro com água esterilizada e raspe os esporos da lâmina ou papel para dentro da água no copo. Você deverá ser capaz de ver os esporos na água.

  6. Reúna o líquido com esporos do cogumelo sugando-o para dentro da seringa. O líquido da seringa pode ser utilizado imediatamente num canteiro de cogumelos preparado, ou pode ser tampado e armazenado por vários meses na geladeira. As seringas devem ser tampadas e seladas para armazenar os esporos adequadamente.

Loading...

Dicas

  • Se o cogumelo for grande, você pode cortar a tampa em várias fatias finas antes de colocá-las em lâminas de vidro.

Aviso

  • Certifique-se de preparar seu substrato de cogumelo antes de coletar os esporos. Embora existam maneiras mais fáceis de coletar os esporos, elas são muito menos confiáveis ​​e podem acabar por não produzir cogumelos.

O que você precisa

  • Duas lâminas de vidro ou pedaços de vidro esterilizado
  • Álcool isopropílico
  • Toalhas de papel
  • Bisturi ou faca afiada
  • Isqueiro
  • Proveta ou pote de vidro esterilizado
  • Água esterilizada
  • Seringa

Referências

Loading ...
Loading ...