Quantas calorias tem uma castanha de caju?

O golfista Christian Nillson, da Suécia, degusta castanhas de caju durante o torneio de Estoril, Portugal, em junho de 2010

Warren Little/Getty Images Sport/Getty Images

Castanhas de caju são consideradas um alimento muito gorduroso e calórico, mas, quando comidas com moderação, são muito saudáveis. Esta noz é, na realidade, uma semente em forma de rim, com um sabor delicado, mas amanteigado, que vem do cajueiro, no Nordeste do Brasil. As castanhas de caju vêm da mesma família que a manga e o pistache.

Estas nozes são boa fonte de fibra e proteína e são ricas em gordura monoinsaturada. Uma dieta que as inclua ajuda a proteger o coração. A castanha de caju também é rica em cobre, ácido fólico, selênio e vitaminas do grupo B.

As castanhas de caju se apresentam torradas no óleo, cruas, torradas secas e defumadas. Suas calorias vão depender de como são preparadas.

Castanha de caju torrada seca

Há mais ou menos 8 calorias em cada castanha de caju torrada seca. Vinte unidades são consideradas uma porção, o que perfaz 162 calorias. Existem em média 13,4 gramas de gordura e 8,4 gramas de carboidratos em uma porção. Vinte castanhas de caju contêm 0,9 gramas de fibra.

Castanha de caju torrada no óleo

Castanhas de caju torradas no óleo contêm mais de 9 calorias por noz. Com base na porção de 20 nozes, esta tem mais de 14 gramas de gordura e mais de 10 gramas de carboidratos. Uma porção também tem menos de 1 grama de fibra.

Castanha de caju crua

Uma castanha de caju crua contém mais ou menos 8 calorias. Uma porção delas, ou seja, 20 nozes, contém mais ou menos 9,1 gramas de carboidratos e 13 gramas de gordura. Uma castanha de caju crua tem mais ou menos 1 grama de fibra.

Benefícios para o coração

Mais ou menos 75 por cento da gordura nas castanhas de caju vêm das gorduras insaturadas ou do ácido oleico. Ácido oleico é o mesmo ácido encontrado no azeite de oliva, que faz tanto bem para o coração. O ácido oleico é famoso por baixar os triglicerídeos - gorduras que são carregadas para a corrente sanguínea e são conhecidas por elevar o risco de doença cardíaca.

Reduzindo o risco de cálculos biliares

Comendo apenas 28 gramas de castanhas de caju uma vez ao dia, você pode reduzir o risco de formar cálculos biliares em 25 por cento. Isso é mais ou menos um punhado de nozes, ou duas colheres de pasta de manteiga de castanha de caju, ou 20 nozes.

eHow Brasil
×