Quando colher erva-doce

Escrito por michelle z. donahue Google | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando colher erva-doce
Todas as partes da erva-doce são comestíveis (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Conhecida desde os tempos antigos e comum na dieta mediterrânea, a erva-doce (Foeniculum vulgare) é um vegetal aromático cultivado através de sua folhagem, semente e bulbo branco carnudo. Embora cresça anualmente na maioria dos climas, a planta é considerada uma espécie perene de curta duração nas zonas quentes. Erroneamente chamada de anis por causa do seu sabor de alcaçuz, a erva-doce não pertence à mesma família botânica que a flor de anis (Agastache foeniculum).

Outras pessoas estão lendo

Plantio

A erva-doce pode ser cultivada através da semente ou transplantada tão logo acabe o período de geadas. Nos locais onde o verão é quente e prolongado, as sementes deverão ser plantadas dentro de casa e as mudas transferidas para uma área externa assim que possível para o bulbo ter tempo de se formar antes do tempo quente. Em lugares onde o clima é frio, pode-se semear diretamente no jardim e colher no início do verão; regar as sementes vários dias melhora a germinação. Semeie as sementes e mudas com 30 cm de distância entre elas, já que as plantas poderão ficar altas.

Cuidados e cultura

Nativa do Mediterrâneo, a erva-doce pode resistir à seca, mas prospera melhor em solos bem drenados, argilosos e ricos em matéria orgânica. Ela é resistente às pragas mais comuns e doenças de jardim, mas o fungo poderá ser problemático no clima frio. Os pulgões também poderão ser um problema. A erva-doce suporta geadas rápidas, mas invernos rigorosos matam a planta. Escolha cuidadosamente o local: a erva-doce, supostamente, inibe o crescimento de tomates e pode polinizar-se cruzadamente com endro.

Colheita

Com a localização adequada no jardim e sendo bem cuidada, a erva-doce geralmente está pronta para ser colhida dentro de três meses após o plantio da semente, ou 70 a 80 dias após ser transplantada. Colha os bulbos quando eles tiverem alcançado o tamanho de uma bola de tênis ou antes da planta começar a florescer. Com uma faca afiada, corte o bulbo a partir da raiz axial na base no solo. A folhagem, assim como os caules, também é comestível. Se quiser as sementes, permita que a planta floresça e que a cápsula seque e fique completamente marrom antes de colhê-la. Colha as flores antes que as cápsulas abram e dispersem as sementes.

Outros usos

Como os demais membros da família Apiaceae, as flores da erva-doce são irresistíveis para as abelhas e outros insetos polinizadores. Juntamente com a salsa e o endro, tente plantá-la simplesmente por seu valor em atrair insetos benéficos ao jardim. Os fãs de borboletas também sabem que a erva-doce é uma planta hospedeira para a lagarta da borboleta de cauda preta. Na cozinha, use as sementes inteiras para temperar linguiça italiana, inclua a folhagem emplumada em saladas ou como aromatizante de vinagre, e grelhe ou cozinhe os bulbos no vapor junto com outros vegetais e aves para uma refeição saudável e aromática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível