Uma colher de sopa de sementes de chia e... muitos nutrientes!

Escrito por elise wile Google | Traduzido por samantha g. silva
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Uma espécie cultivada nas Américas há milhares de anos, as sementes de chia são mais conhecidas por seu uso em bonecos hidropônicos, também conhecidos como bonecos "cabelo de grama", muito populares nos anos 80 e 90. No entanto, as sementes de chia ganharam nova popularidade como um suplemento alimentar repleto de nutrientes.

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Calorias

Uma colher de sopa de sementes de chia fornece 65 calorias. As sementes de chia absorvem quase 12x o próprio peso em líquidos. Sendo assim, uma colher de sopa de sementes de chia pode resultar em uma porção equivalente a 1/2 xícara de chá (ou mais), caso as sementes sejam embebidas em água, suco ou leite.

Nutrição básica

Uma colher de sopa de sementes de chia fornece 7,5g de carboidratos, 5g de gorduras e 2,5g de proteínas. A chia é um alimento livre de glúten e possui mais proteínas que o arroz, a aveia, o trigo e outros grãos. A chia fornece mais ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração, que qualquer outro alimento vegetal. As sementes também são ricas em fibra - cada colher de sopa contém 2g de fibra.

Vitaminas e minerais

As sementes de chia oferecem 8% dos valores diários necessários de ferro, cálcio, fósforo e vitamina B1 (tiamina). Você também consumirá 5% dos valores diários necessários de zinco e vitamina B6. A chia também possui vitamina C, magnésio, vitamina B3 (niacina), folato e vitamina B2 (riboflavina).

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