Cólica e refluxo em cavalos

Escrito por carrie terry | Traduzido por carolina moura
Cólica e refluxo em cavalos
Cavalos são propensos a problemas de saúdo como cólica, um termo amplo para dizer que um cavalo tem dor de estômago (horse image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Cólica é um termo utilizado referente a rompimentos digestivos em cavalos. Ela é causada por gases presos ou bloqueios físicos e acontece em parte porque os cavalos não são capazes de ter refluxo ou regurgitar. A cólica geralmente exige um tratamento veterinário e pode ser fatal em alguns casos.

Os fatos e as causas

A cólica ocorre quando o sistema digestivo de um cavalo para de trabalhar como deveria. Como um cavalo é fisicamente incapaz de regurgitar, qualquer dificuldade digestiva torna-se imediatamente mais complicada do que seria em outros animais. Os sintomas da cólica fazem o animal andar lentamente ou ficar largado e abatido, com o estômago barulhento e refugando comida e água.

Cólica e refluxo em cavalos
Cavalo triste (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Tipos

A cólica geralmente ataca com um tipo de suas três categorias. O gás da cólica nada mais é do que ar que fica preso no intestino do cavalo, e isso é fácil de tratar. A cólica por areia ocorre quando um cavalo engole areia e obtém um bloqueio em seu estômago ou intestino. O incomodo ocorre quando a comida ou o estrume fica "preso" no intestino do cavalo e causa um bloqueio na movimentação do alimento. Esses dois últimos tipos são mais sérios e necessitam de um tratamento mais intenso.

Cólica e refluxo em cavalos
Cavalo pastando corre o risco de comer areia (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Medicamentos

Quando o veterinário trata a cólica, ele injeta primeiramente um dos vários medicamentos no cavalo. Analgésicos, laxantes, sedativos e relaxantes musculares aliviam a dor do animal, subjuga-a e trabalha para tanto relaxar os músculos da cólica como diminuir o impacto no intestino.

Cólica e refluxo em cavalos
Tenha um veterinário para tratar do seu animal (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Óleo mineral

Quando um cavalo está doente, a única solução física para o problema é o alimento passar do sistema digestivo e ser excretado em forma de resíduo. Qualquer tratamento para cólica visa acelerar esse processo. O óleo mineral é outro passo nesse tratamento. Veterinários passam um tubo pelo nariz do cavalo até o estômago, e então eles introduzem um sifão com óleo mineral no sistema digestivo do cavalo. Este óleo aumenta a lubrificação e alivia mais rapidamente qualquer impactação através do intestino do cavalo.

Cólica e refluxo em cavalos
Cavalo saudável (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Considerações

Ainda que com cuidado veterinário imediato, a cólica pode tornar-se séria. O intestino de um cavalo pode ficar furado ou com nó, caso em que a medicação não ajudará. Casos sérios de cólica somente são tratados com cirurgia e às vezes podem ser fatais.

Cólica e refluxo em cavalos
Cavalo passando por cirurgia (Theo Heimann/Getty Images News/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível