Como colimar binóculos

Escrito por henry randolph | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como colimar binóculos
O planeta Júpiter visto por binóculos colimados (planet image by javarman from Fotolia.com)

Quando a série de lentes e prismas em cada visor do binóculo se alinham perfeitamente, elas produzem uma imagem dita "colimada". O manuseio bruto durante o transporte ou uso, pode descolimar o binóculo. Binóculos descolimados produzem imagens embaçadas, sobrepostas e, possivelmente, as pequenas imagens em forma de olho de gato que se pode ver em cada lado. Isso pode gerar fadiga ocular, dores de cabeça e uma experiência degradante. Para corrigir isso, os fabricantes constroem um prisma ajustável em muitos de seus modelos. Entretanto, se a inclinação do prisma for excessiva, ou as lentes estiverem desalinhadas, peça a um profissional para colimar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de parafuso pequena de joalheiro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Verificando a colimação horizontal

  1. 1

    Vá a um ambiente externo em um dia ensolarado e foque o binóculo em qualquer objeto grande com bordas horizontais e verticais, em uma distância de cerca de 91 metros.

  2. 2

    Relaxe a vista. Abra e feche os olhos de maneira alternada a cada segundo. Você verá a imagem do binóculo se mover levemente para a esquerda ao abrir o olho esquerdo e para a direita ao abrir o direito. Esse movimento leve é normal e esperado.

  3. 3

    Ajuste a inclinação do prisma para restaurar a colimação caso perceba algo mais do que um movimento horizontal leve.

    Verificando colimação vertical

  1. 1

    Em ambiente externo e à luz do dia, olhe para uma linha horizontal nítida, como a de um telhado, calha ou trilho de cerca.

  2. 2

    Afaste os binóculos lentamente a 10 cm dos olhos e continue olhando a imagem.

  3. 3

    Verifique que o aspecto horizontal focado mentém-se em uma linha reta, em outras palavras: nenhuma parte está deslocada verticalmente.

  4. 4

    Ajuste a inclinação do prisma se perceber qualquer deslocamento vertical.

    Ajustando a inclinação do prisma

  1. 1

    Localize o parafuso de ajuste do prisma logo à frente da câmara ocular de cada lado. Para modelos com armação de borracha, levante a tampa de borracha do parafuso de ajuste. Cuidado para não esticar muito a borracha, ela deverá ser posta de novo no lugar depois.

  2. 2

    Remova a cola protetora da parte superior do parafuso de ajuste e insira a chave de parafuso na fenda.

  3. 3

    Gire o parafuso do lado direito em sentido horário com pequenos acréscimos para mover a imagem que aparece no visor do lado direito para a esquerda e para baixo, e em sentido anti-horário para mover para a direita e para cima.

  4. 4

    Gire os parafusos da mesma maneira, sentido horário ou anti-horário, para ajustar o alinhamento vertical e horizontal da imagem no visor esquerdo.

  5. 5

    Ajuste um ou os dois parafusos caso necessário, verificando com frequência o progresso com os testes de colimação vertical e horizontal até que as duas imagens se sobreponham horizontalmente e não haja deslocamento vertical.

Dicas & Advertências

  • O teste definitivo de colimação é visualizar um objeto brilhante, como Júpiter no céu noturno. Deve ser bem nítido, sem imagem duplicada. Binóculos propriamente colimados terão aberturas redondas. Caso as aberturas estejam ovais, mesmo com as imagens perfeitamente alinhadas, a colimação não estará completa e os binóculos precisarão de atenção profissional. Sempre registre a garantia deles.
  • Não tente remover as lentes objetivas do binóculo ou qualquer outra lente interna para corrigir problemas de colimação. Elas precisam ser removidas, alinhadas de maneira apropriada e reinstaladas por técnicos hábeis com equipamento especializado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível