Como o colo do útero dilata na hora do parto?

Escrito por leah deitz | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o colo do útero dilata na hora do parto?
O corpo se adapta para o nascimento do bebê (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

O corpo passa por muitas mudanças durante o trabalho de parto para se ajustar à descida do bebê até o canal cervical. Uma das mudanças mais importantes é o amolecimento e dilatação do colo do útero, que é uma abertura cilíndrica e estreita presente na porção inferior desse órgão. Ele se conecta ao útero e à vagina e durante a gravidez protege o feto de infecções. Durante a gravidez o colo do útero fica mais espesso e fecha a estreita passagem entre o útero e a vagina. NO entanto, conforme o corpo se adapta ao trabalho de parto, o colo do útero se estreita e secreta boa parte do revestimento que mantinha a salvo o feto em crescimento.

Fase latente

O colo do útero se parece com um tubo de cerca de 3 a 5 cm de comprimento, uma de suas porções, chamada de óstio externo, é alojada na vagina e a outra porção, a parte oposta do tubo, está dentro do útero e é chamada de óstio interno. Durante a gravidez uma camada de muco cervical bloqueia a abertura do colo do útero para evitar infecções bacterianas lá dentro. Conforme o colo se estreita, durante os estágios preliminares do trabalho de parto, o muco cervical escoa. O estreitamento é a função definitiva do trabalho de parto e a perda da mucosa cervical marca o começo da dilatação. No entanto, algumas mulheres não percebem a perda da mucosa cervical e às vezes ela escoa até por uma semana antes das contrações começarem.

Fase ativa

O processo de dilatação cervical é chamado de apagamento. Uma boa ilustração visual de como o colo do útero se estreita seria uma bala perfurada se dissolvendo. O doce começa como um cilindro grosso e se for imerso na água, começa a afinar. Durante um certo período de tempo ele começa a soltar camada após camada do interior do círculo até que a única coisa que resta é um círculo largo, porém fino. O colo do útero age da mesma maneira e uma vez que a mucosa cervical escoa e as contrações começam, o revestimento do colo do útero se desfaz para limpar o caminho para o bebê. Isso geralmente se refere à fase latente do trabalho de parto e continua até que a paciente tenha dilatação de 4 a 6 cm. Durante essa fase, as contrações sozinhas já conseguem ajudar o corpo a dilatar, mas com 6 cm de dilatação a cabeça do bebê geralmente já está no canal cervical e fazendo pressão para dilatar mais. O trabalho de parto ativo começa quando se atinge aproximadamente 6 cm de dilatação. Nesse momento, o colo do útero começa a dilatar mais rapidamente e a pressão aumenta conforme o bebê se movimenta através do canal. Conforme ele dilata por mais 4 cm, muitas mulheres tentam empurrar ou se agachar, porém é muito importante esperar até que o colo do útero esteja totalmente aberto para evitar que ele seja lesionado, o que seria uma complicação muito séria. Uma vez que o ele esteja dilatado em 10 cm, a dilatação está completa e é hora de empurrar o bebê para fora. Nesse ponto o colo do útero está fino como papel e não pode ser sentido pois a cabeça do bebê está rente a ele, conforme o óstio externo se abre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível