Mais
×

Como colocar a articulação do quadril de volta no lugar?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O deslocamento de um osso ocorre quando ele é removido da articulação onde deve ficar, levando à dor extrema e perda da função do membro afetado. O quadril deslocado é uma lesão particularmente problemática, pois pode ser difícil de imobilizar, diferentemente do ombro, por exemplo, que pode ser colocado em uma tala para evitar que continue a se mover, minimizando os riscos de piorar a lesão. É preciso um profissional de saúde para colocar o quadril de volta no lugar, mas ainda existem precauções que devem ser tomadas imediatamente após a lesão.

Instruções

Não tente colocar seu quadril no lugar por conta própria (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Ligue para o atendimento de emergência imediatamente. Se você não tiver um celular ou telefone fixo disponível, peça que alguém vá ao hospital pedir ajuda o mais rápido possível. O deslocamento do quadril é muito doloroso e tomar as atitudes erradas pode piorar a dor e danificar ainda mais a articulação e os músculos à sua volta.

  2. Verifique o indivíduo machucado e procure por sinais de outras lesões. Isso é muito importante no caso de um acidente, no qual é bem provável que a pessoa tenha sofrido outras lesões além do deslocamento do quadril. Procure por sangramentos e sinais de ossos quebrados. Os machucados e edemas são indicadores de lesões adicionais.

  3. Cuide das outras lesões da melhor forma que puder sem agravar o deslocamento do quadril ao movê-lo ou forçar a vítima a se apoiar nele. Se você possuir um estojo de primeiros socorros, aplique um creme antibacteriano em quaisquer ferimentos abertos.

  4. Imobilize a pessoa machucada, principalmente o quadril. A menos que não existam outras opções e a vítima não possa ser movida, você não deve tentar recolocar o quadril no lugar, pois isso pode piorar a lesão.

  5. Verifique a circulação sanguínea abaixo do quadril para garantir que o sangue esteja fluindo pela área machucada. Procure um pulso na artéria femoral ou pressione a pele e veja se ela fica mais pálida, enquanto você remove os dedos por um curto período de tempo, antes de voltar ao tom normal.

  6. Se for possível, sem causar mais dor à vitima, faça com que ela deite enquanto você eleva a perna que não foi afetada em alguns centímetros acima do nível do corpo. Isso ajudará a estimular o fluxo de sangue aos órgãos vitais, ajudando a prevenir o choque.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article