Como colocar uma barra nas bordas de um cobertor

Escrito por jennifer marlowe | Traduzido por carolina pires
Como colocar uma barra nas bordas de um cobertor
Aprenda a finalizar seu cobertor com uma barra elegante (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Colocar barra em cobertores intimida alguns costureiros iniciantes. Muitos projetos de cobertores ficam no armário porque a pessoa não possui o conhecimento prático para finalizá-los com a barra. Criar uma finalização requintada para um cobertor está ao alcance de qualquer pessoa que costure. Passos simples estão entre você e o seu cobertor terminado.

Instruções

  1. 1

    Meça todo o perímetro do cobertor, antes de costurar. Acrescente 25 cm extras à medida total. O perímetro é igual ao comprimento dos quatro lados do cobertor somados. Se, por exemplo, seu cobertor tiver 1,82 m de altura por 1,21 m de largura, o perímetro será de 1,82 + 1,21 + 1,82 + 1,21.

  2. 2

    Trabalhe com uma longa tira de tecido para a barra. Se a barra pronta vier em pedaços menores do que o comprimento total, costure juntando as tiras. No passo 1, o perímetro do cobertor resulta em 5,06 m. O comprimento da tira de barra necessária para esse exemplo é de 5,06 m contínuos somados aos 25 cm adicionais.

  3. 3

    Dobre toda a tira de tecido para a barra na metade no sentido do comprimento, com o lado avesso para dentro, preparando-a para cobrir a borda do cobertor. Passe a ferro em uma configuração baixa ou média, especialmente se estiver usando uma tira de seda.

  4. 4

    Escolha o ponto do meio em um dos lados mais compridos do cobertor. Dobre uma das pontas do tecido da barra em 1 cm, para esconder as bordas sem acabamento. Prenda a dobra com um alfinete ao ponto do meio do cobertor. Comece a alinhar a barra com as bordas bem de perto. Alise quaisquer rugas na barra e no cobertor, no processo. Junte tudo com alfinetes, parando quando atingir o primeiro canto.

  5. 5

    No canto, dobre a barra em um ângulo de 45º em direção ao cobertor. A barra se dobrará para trás. Coloque um alfinete no tecido, para segurá-lo no lugar. Dobre mais uma vez a barra em um ângulo de 45º para longe do cobertor e sobre a dobra. Ajuste o canto até que tenha uma linda de dobra diagonal sobre o canto. Coloque alfinetes. Continue alfinetando a barra ao cobertor dessa forma até que se aproxime do seu ponto inicial. Dobre o fim em 1 cm para baixo, como feito no início, e sobreponha essa ponta sobre a dobra inicial. Coloque alfinetes.

  6. 6

    Coloque o cobertor com a barra presa sob o pé calcador da máquina de costura no ponto de sobreposição das dobras da barra. Ajuste o cobertor até que a agulha esteja pronta, sobre a barra, a 6 mm de onde a barra e o cobertor se encontram (costure seguindo a borda da barra que fica em direção ao centro do cobertor). Costure uma linha reta nessa borda interna da barra até chegar no ponto de início. Vá removendo os alfinetes, enquanto costura. Costure alguns pontos para frente e para trás, para prender a linha antes de tirar o cobertor da máquina. Corte sobras de linhas.

Dicas & Advertências

  • Para ter os cantos bem costurados, deixe a agulha profundamente aferrada ao material e levante o pé calcador. Vire o cobertor até que a agulha esteja virada para o próximo canto que será costurado. Abaixe o pé calcador e costure até o próximo canto.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Barra
  • Alfinetes de costura
  • Linha da cor da barra
  • Máquina de costura

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível