Como colocar carpete sobre um aglomerado de madeira

Escrito por sienna condy | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Colocar carpetes sobre chapas de madeira aglomerada já foi o padrão da indústria, mas hoje essa prática é desaconselhada. Essas placas são normalmente usadas como contrapisos por serem baratas e normalmente mais planas que os compensados, mas elas também têm seus problemas. Contudo, se você tem um contrapiso de aglomerado de madeira em sua casa, não tema: há uma maneira fácil de prepará-lo para um carpete.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de aglomerado

Existem três tipos principais: MDF (Medium Density Fiberboard), OSB (Oriented Strand Board) e aglomerados de madeira básicos.

O MDF é pesado e completamente marrom, sem fibras visíveis. Não é utilizado frequentemente como contrapiso, sendo mais usado para fazer móveis, caixas acústicas e painéis. Já o OSB diferencia-se do MDF pelo tamanho das fibras de madeira. O OSB tem tiras de madeira maiores, dispostas, de certa forma, em uma direção padronizada (ou orientada). Por fim, os aglomerados tradicionais possuem fibras menores, porém visíveis, sendo os mais utilizados como contrapiso.

Os problemas com os aglomerados

Aglomerados são usados principalmente por serem baratos e planos. Contudo, esses benefícios também são os responsáveis pelos problemas do material. Os aglomerados são feitos de resíduos de madeira colados e prensados em uma folha. Assim, a madeira irá ficar deformada porque tentará recuperar sua forma natural - e as árvores não crescem em linhas retas. Logo, essas placas são feitas com pedaços pequenos de madeira, que não possuem uma forma natural e, consequentemente, não ficarão deformados.

No entanto, esses pequenos pedaços de madeira não são bons para segurar parafusos. Os aglomerados tendem a quebrar em torno de grampos em vez de prendê-los, enquanto parafusos costumam escapar da madeira, trazendo com ele pedaços grandes da placa de aglomerado.

Além disso, se o aglomerado ficar molhado, ele tende a se expandir, fazendo com que a cola utilizada para unir os pedaços de madeira se solte. Além disso, colocar o carpete usando cola pode deteriorar o aglomerado de madeira.

A soluçao

Um carpete pode ser instalado sobre um aglomerado de madeira, desde que haja algo entre os dois. A maioria dos empreiteiros utiliza cerca de 0,6 a 1,0 cm de madeira compensada como uma camada extra sobre o aglomerado antes de instalar o tapete. O aumento na espessura normalmente não traz efeitos indesejáveis ​​ao ambiente e, além disso, a maior estabilidade e resistência à água farão a instalação durar por mais tempo.

Use somente grampos, e não cola, ao colocar a camada de compensado e, em seguida, instale o carpete da maneira recomendado pelo fabricante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível