Como colocar um conduíte debaixo da laje

Escrito por don davis | Traduzido por samir fraiha
Como colocar um conduíte debaixo da laje

O conduíte deve ser guiado debaixo da laje, antes de derramarem o concreto

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Um conduíte é um tubo, metálico ou não, que protege o gás e linhas elétricas no subsolo. É teoricamente possível fazer um furo através do substrato debaixo de uma laje de concreto existente, mas que seria mais barato comprar uma laje totalmente nova. Também é possível cavar um canal embaixo da laje e botar o conduíte aí, mas então seria impossível aterrar o canal. A maneira correta de se pôr um conduíte debaixo de uma laje de concreto é colocá-lo antes da laje. O único jeito flexível de pôr um conduíte debaixo de uma laje já existente é quebrando-a parcialmente.

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O que você precisa?

  • Marcador permanente
  • Trena
  • Serra para concreto
  • Marreta ou martelo
  • Arco e serra
  • Barras de reforço de 12 a 20 cm de diâmetro
  • Tijolos
  • Arame queimado
  • Ferramenta para cortar arame queimado
  • Concreto fresco

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Instruções

  1. 1

    Marque a rota de seu conduíte na laje de concreto com um marcador permanente.

  2. 2

    Meça 15 cm para a esquerda e para a direita de ambas as extremidades da linha de marcação com uma fita métrica de aço.

  3. 3

    Ligue os dois pontos à esquerda da rota do seu conduíte com a fita métrica de aço. Usando a fita métrica como uma régua, marque uma linha reta entre as duas marcas com o marcador.

  4. 4

    Ligue os dois pontos à direita da rota do seu conduíte com a trena e marque uma linha reta entre essas marcas com o marcador.

  5. 5

    Passe a serra para concreto na laje e use as linhas marcadas como guia.

  6. 6

    Quebre todo o concreto na parte destacada da laje com uma marreta ou martelo. Remova e descarte os pedaços de concreto.

  7. 7

    Serre qualquer barra de reforço metálica remanescente na laje com o arco e serra, para abrir uma brecha de aproximadamente 30 cm na laje. Remova todas as barras de reforço da perfuração.

  8. 8

    Cave uma vala de 60 cm de profundidade por todo o comprimento do rompimento da laje de concreto utilizando uma pá. Meça a profundidade da vala com uma trena. O código nacional exige que o conduíte seja enterrado a uma profundidade de 40 a 60 centímetros. Conduítes sob estradas, estacionamentos e calçadas devem ser enterrados a 60 cm de profundidade.

  9. 9

    Coloque o conduíte no fundo da vala. Aterre a vala com terra usando a pá.

  10. 10

    Coloque a barra de 12 a 20 cm de diâmetro dentro da vala em cima dos tijolos. Se necessário, encurte as barras com uma serra de modo que não sejam maiores do que 10 cm em cada ponta da vala. Se a cavidade for maior do que 50 cm, sobreponha duas ou mais barras de reforço para abranger o comprimento do vão na laje. Sobreponha as barras de reforço em, no mínimo, 5 centímetros.

  11. 11

    Amarre as barras de reforço que sobraram com arame queimado utilizando uma ferramenta própria. Preencha a vala da laje com concreto fresco e faça um novo acabamento nela.

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