×
Loading ...

Como colocar duas baterias de nove volts em série ou em paralelo

Atualizado em 26 fevereiro, 2017

Juntar baterias e formar um circuito é uma maneira rápida de se obter uma fonte de energia elétrica para projetos que precisam de uma carga mais forte. Ligar duas baterias de nove volts em série resultará em um sistema de 18 volts. O interior das baterias de nove volts, inclusive, é composto por seis pilhas de 1,5 volts conectadas em série. O mesmo efeito é obtido ao se colocar várias baterias em um mesmo equipamento. Um sistema em paralelo, por sua vez, aumentará a durabilidade, pois a carga será distribuída de maneira equânime entre elas e os miliamperes / hora serão somados.

Instruções

Baterias de nove volts têm contatos salientes, o que facilita juntar-lhes os fios (nine volts alkaline battery on table image by JoLin from Fotolia.com)
  1. Corte três pedaços de fio, sendo que um deles deverá ser comprido o suficiente para juntar as duas baterias e os outros dois compridos o suficiente para ligar as baterias ao sistema elétrico. Desencape 1 cm das pontas dos fios ou simplesmente utilize três fios já cortados de disjuntor.

    Loading...
  2. Envolva uma ponta de um dos fios no pólo positivo de uma das baterias. Enrole-o bem para que não escape.

  3. Prenda a outra ponta do fio na outra bateria. Para fazer uma conexão em paralelo, envolva-a no pólo positivo. Para fazer uma em série, ligue-a ao pólo negativo.

  4. Ligue uma das pontas do segundo fio ao pólo negativo da pilha de nove volts e conecte o último pedaço de fio ao último pólo da outra bateria.

  5. Ligue as pontas soltas de ambos os fios ao seu sistema elétrico. Isso irá ligá-lo.

Loading...

Dicas

  • É possível enfileirar várias baterias, juntando os pólos negativos aos positivos e, assim, fazer uma conexão em série sem fios. No entanto, deve-se prestar atenção, pois isso torna mais difícil cortar o circuito em caso de emergências.
  • A miliamperagem / hora da bateria varia de acordo com o fabricante e, portanto, deve-se olhar a embalagem para calcular a potência resultante de qualquer conexão em série que for feita.

Aviso

  • Não deixe que as duas pontas livres dos dois últimos fios se toquem, pois isso criará um curto-circuito que pode ser muito perigoso. Da mesma forma, não se deve tocar em ambas as pontas soltas ao mesmo tempo.
  • Ligar baterias com fios umas às outras torna mais prático o teste de um sistema elétrico, mas isso deve ser apenas uma solução temporária: os fios desencapados podem ser perigosos.

O que você precisa

  • Fios
  • Cortadores de fios
  • Desencapadores de fios

Referências

Loading ...
Loading ...