Mais
×

Como colocar efeito em uma bola de bilhar

Atualizado em 20 julho, 2017

Spin, ou "efeito", como às vezes é chamado, é a capacidade de controlar onde a bola vai depois de bater em outra bola ou lateral da mesa. É necessário tempo para dominar esse efeito, mas é necessário para conseguir um bom direcionamento e para planejar seu próximo turno. Siga as instruções abaixo para praticar giro na sua bola.

Instruções

Aprenda a dar diferentes efeitos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Mantenha seu taco paralelo à mesa, não incline para cima nem para baixo.

  2. Aponte o taco na direção que você quer que a bola viaje, como em qualquer outra tacada.

  3. Acerte a bola ligeiramente fora do centro, dependendo da direção que você quer que a bola viaje. Se você acertar ligeiramente para a direita, a bola terá um ângulo à esquerda quando colidir, e vice-versa.

  4. Acerte a bola ligeiramente acima do centro para fazer a bola ir mais longe do que normalmente iria. Isso é chamado "follow" (seguimento).

  5. Acerte a bola ligeiramente abaixo do centro para recolher ou parar a bola depois que ela atingir a próxima. Isto é chamado "draw" (recolhimento).

  6. Quanto mais longe do centro você atingir o centro, maior o efeito e o ângulo. Cuidado para não ir longe demais, no entanto, ou você errará a bola. Pratique para encontrar o balanço certo, e sinta quanto giro você pode colocar na sua bola.

Dicas

  • Sempre mantenha o nível do seu taco, não importa quanto giro você deseje colocar na bola. Virar o taco em um ângulo apenas vai fazer com que você perca o controle da bola. Diferentes tacos podem afetar a quantidade de giro que você conseguirá colocar na bola. Pratique com seu próprio taco ou com outros diferentes para pegar o jeito.

Aviso

  • Nunca atinja a bola baixo demais, ou ela irá pular da mesa.
  • Sempre mantenha seu taco cheio de giz. Sem giz, você irá errar.

O que você precisa

  • Taco
  • Giz
  • Tempo
  • Treino
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article