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O que colocar em um e-mail quando anexar uma carta de apresentação e um currículo

Escrito por kristen hamlin | Traduzido por juliana soares
O que colocar em um e-mail quando anexar uma carta de apresentação e um currículo

Dicas para enviar seu currículo por e-mail

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Enviando currículos e cartas de apresentação por e-mail, você economizará tempo e dinheiro. Muitos empregadores pedem que os candidatos enviem seus documentos via correio eletrônico por esse motivo. Quando enviar informações nos anexos, é indicado escrever uma pequena mensagem para que quem o receber saiba do que se trata.

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Resposta a um anúncio

Quando anexar um currículo e uma carta de apresentação a um e-mail, envie uma mensagem breve e indique por que você está enviando a mensagem. Dirija-se ao destinatário como Sr. ou Sra., seguido pelo nome, e escreva uma mensagem curta informando que seu currículo está anexo. Especifique na mensagem a vaga para a qual está se candidatando, mas evite repetir informações na carta de apresentação. Além disso, informe seus dados de contato, como por exemplo, o número de telefone, caso o destinatário não consiga abrir os anexos. Agradeça a pessoa por sua disponibilidade e assine o e-mail com seu nome completo.

Indicações

Se estiver enviando um currículo e uma carta de apresentação devido a uma solicitação, indique isso na mensagem. Por exemplo, sua mensagem poderia ser "Prezado Sr. Smith, seguem, nos arquivos anexos, meu currículo e minha carta de apresentação, de acordo com sua solicitação quando conversamos em 26 de março de 2011". Da mesma forma, se estiver enviando seus dados como recomendação de alguém, informe isso na mensagem. Deixe muito claro o motivo pelo qual está enviando a informação.

Feiras de empregos

Quando participar de uma feira de empregos, alguns recrutadores provavelmente solicitarão que você envie seu currículo a eles. Se receber esse pedido, envie seu currículo imediatamente após o evento, e no e-mail, mencione que vocês conversaram na feira em determinada data. Se tiveram uma conversa muito importante, lembre-o do assunto sobre o qual falaram, para que o recrutador lembre-se de quem você é. Escreva algo como "Gostei muito de conversar com você sobre o Garden Festival durante a feira de empregos em 26 de março de 2011. Conforme solicitado, estou encaminhando meu currículo e carta de apresentação". Inclua algum detalhe para se destacar das dúzias de candidatos com quem o recrutador provavelmente conversou naquele dia.

Dicas

Embora o e-mail com o currículo e a carta de apresentação seja curto, você não pode se esquecer de corrigir a gramática e a ortografia. Passe um corretor ortográfico, mesmo se tiver escrito apenas algumas linhas. Evite usar linguagem informal, abreviações ou emoticons, e sempre siga a etiqueta. Use os nomes apropriados e diga por favor e obrigado. Certifique-se de que os anexos estejam no formato adequado para que a pessoa consiga abri-los, e dê nomes aos arquivos para que façam sentido para o empregador, como por exemplo, seu nome seguido de "currículo". Nunca envie anexos, a menos que forem solicitados. Muitos recrutadores deletam automaticamente os anexos de pessoas desconhecidas para evitar vírus.

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