O que colocar em feridas caninas de briga

Escrito por jim radenhausen | Traduzido por ana marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que colocar em feridas caninas de briga
Saiba o que fazer see seu cachorro se ferir em brigas (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Cães muitas vezes entram em brigas entre si, ficando às vezes maltratados e machucados. Se o seu cachorro acaba ferido após brigas, você deve tratar seus ferimentos antes que eles infeccionem.

Outras pessoas estão lendo

Água e sabão para lavar e enxaguar

Se as feridas do seu cão são graves, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente, se possível. Mesmo se os ferimentos não são graves, é uma boa ideia ver um veterinário de duas a doze horas após a lesão de seu cachorro.

Ao tentar tratar os ferimentos de seu cão, ele pode estar exaltado e amedrontado, por isso tome cuidado. Se houver um sangramento pequeno, deixe a ferida drenar por cerca de 10 minutos, neste tempo, o sangue vai lavar todas as bactérias. Se houver mais do que pequenos sangramentos, cubra o ferimento com um pano limpo e papel absorvente ou compressa esterilizada.

Depois, coloque a mão sobre o pano e pressione firmemente, mantendo a pressão sobre o pano para estancar o sangramento. Não retire o pano se o sangue encharcá-lo, coloque outro pano ou dois mais e continue pressionando. Uma vez que o sangramento tenha parado, você deve aparar a pelagem ao redor da (s) ferida (s) e lavar o ferimento com um sabonete antibacteriano e enxaguando-o completamente. Deve-se limpar o ferimento de duas a três vezes por dia para prevenir infecção.

Em seguida, deve irrigar o ferimento de dois a três minutos em água limpa para remover bactérias e resíduos, com a água que flui para dentro e por cima da ferida. Você pode, também, lavar a ferida novamente com solução salina.

O que colocar em feridas caninas de briga
Como tratar seu cão ferido em brigas

Assepsia e pomada antibiótica

A assepsia é a parte mais importante no tratamento de feridas. Sua melhor opção é derramar iodo betadine diretamente sobre a ferida. Como um antisséptico que mata as bactérias e desinfecta as feridas, betadine é a melhor solução. Caso você não o possua, pode usar peróxido de hidrogênio (ou clorexidina ou iodo povidona), mas apenas nas duas primeiras limpezas, pois do peróxido de hidrogênio pode danificar o tecido e impedir a cura. Após as duas primeiras limpezas, você deve usar 50% de peróxido de hidrogênio e 50% de água, se possível, use betadine.

Certifique-se de limpar qualquer excesso de betadine ou peróxido com uma toalha de papel ou gaze, mas evite entrar em contato com a área sem pelos ao redor da ferida, pois é preciso que ela permaneça estéril para prevenir infecções. Em seguida, você deve aplicar um pouco de pomada antibiótica (como Neosporin) para ajudar a prevenir infecções. Você deve repetir o processo: lavar / enxaguar / desinfectar de 8 a 12 horas.

Se seu cão tiver qualquer inchação, não lhe dê nenhum medicamento por conta própria (como aspirina, pois esse medicamento pode causar hemorragia interna e externa), use medicamentos apenas com a recomendação de um veterinário . Você deve colocar uma bolsa de gelo nas áreas feridas, de 20 minutos a uma hora, várias vezes ao dia.

Para permitir a circulação de ar no local da ferida, você não deve cobri-la, exceto se for na pata ou se uma grande quantidade de pele estiver pendurada, neste caso, o seu cachorro provavelmente vai precisar de pontos. Certifique-se de limpar e enfaixar o ferimento antes de levar seu cão ao veterinário.

O que colocar em feridas caninas de briga
Cuide bem de seu cão (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível