×
Loading ...

Como colocar os fios em um jack de guitarra

Atualizado em 20 julho, 2017

Ruídos, crepitação, estalos ou cortes no som da sua guitarra, particularmente quando você sabe que seu cabo está em boas condições, é uma boa indicação de fio solto ou quebrado no jack. Felizmente, colocar fiação no jack da guitarra é um dos serviços de reparo mais fáceis de fazer. A tarefa geralmente pode ser feita em apenas alguns minutos e mesmo alguém sem experiência com guitarras elétricas pode fazer um bom trabalho.

Instruções

Muitas guitarras têm o jack localizado na borda da parte inferior do corpo, como na imagem, ou na parte superior próximo aos controles (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Remova a cobertura das cavidades de controle, ou no caso das guitarras Stratocaster, o escudo da guitarra.

    Loading...
  2. Desparafuse a placa do jack e afaste-o cuidadosamente do corpo da guitarra. Corte os fios que o conectam aos controles.

  3. Corte dois comprimentos de fio de circuito de guitarra, um de aproximadamente 15 cm, que servirá de fio-terra, e o outro longo o suficiente para alcançar do jack ao captador da chave seletora, se a guitarra tiver um. Esse é o fio condutor. Se a guitarra tem um único captador, corte o segundo fio também com 15 cm. Retire aproximadamente 6,3 mm de isolamento das quatro pontas dos fios.

  4. Dessolde os fios antigos das conexões no jack. Para isso, toque a ponta quente do ferro de solda na conexão até que a solda comece a derreter. Puxe suavemente o fio até que ele solte da conexão. Dessolde os fios antigos das conexões na parte inferior nos encaixes do volume e na chave seletora de captador, se a guitarra tiver mais de um captador, ou na placa central do volume, se ela tiver um só.

  5. Solde uma ponta do novo fio-terra na placa (anel) terra do jack. Para soldar uma conexão, segure a ponta exposta do fio contra um ponto de conexão. Com a mesma mão, segure um pedaço de 10 a 15 cm de solda estanho diretamente sobre a conexão. Segure a ponta aquecida do ferro contra a ponta da solda estanho até que ela comece a derreter. Quando a solda começar a escorrer na conexão, remova o ferro e deixe esfriar.

  6. Solde uma ponta do fio condutor na placa (ponta) condutora do jack.

  7. Passe os fios através do buraco do jack no corpo da guitarra.

  8. Solde a outra ponta do fio terra na parte inferior do encaixe do volume.

  9. Solde a outra ponta do fio condutor na placa apropriada na chave seletora de captador, se a guitarra tiver mais de um, ou na placa central do volume, se ela tiver um só.

  10. Coloque o jack no lugar e recoloque os parafusos.

  11. Recoloque as coberturas das cavidades de controle ou, se for um modelo Stratocaster, o escudo.

Loading...

Aviso

  • Sempre assegure-se de que as guitarras elétricas estão desligadas dos amplificadores, antes de executar o serviço para evitar o risco de choque elétrico.

O que você precisa

  • Chave pequena tipo phillips
  • Fio de circuito de guitarra
  • Cortador de fio
  • Ferro de solda
  • Solda estanho com resina

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...