Como extrair fontes de arquivos PDF?

Arquivos PDF contêm fontes incluídas

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Os documentos PDF são a solução para combinar configurações de escrita com conteúdo, de uma forma que páginas Web não conseguem fazer, pois elas estão limitadas às fontes instaladas no computador do usuário que acessa o site, mas os PDFs podem ter qualquer fonte incluída. Isso significa também que você pode extrair uma destas fontes para uso próprio. A maioria dos leitores de PDF não incluem uma forma de fazer isso, mas outras ferramentas estão disponíveis para facilitar esse trabalho.

Step 1

Use as ferramentas do Acrobat Reader da Adobe para descobrir quais fontes o PDF tem. Você provavelmente já tem o programa instalado em seu computador. Caso não tenha, ele está disponível gratuitamente. (Veja os links em Recursos). Simplesmente abra um PDF e clique em "Arquivo" e depois em "Propriedades" na barra de menu. Mude para a aba de fontes para ver a lista de todas aquelas que estão embutidas no documento.

Step 2

Extraia uma fonte de um PDF utilizando o Online Font Converter. Esta ferramenta online e gratuita agiliza o processo. Clique em "Skip login" (Pular login) e confirme que você não está fazendo nada ilegal. Clique no botão "Select fonts" (Selecionar fontes), mas abra seu PDF ao invés de um arquivo de fonte. Espere até que o processo termine e então escolha um formato para extrair a fonte: o ttf é geralmente a melhor opção. Um link aparecerá, permitindo a você baixar a fonte e usá-la como bem entender. O único inconveniente é que o Converter pegará apenas uma fonte por aquivo, o que poderá ser um problema caso seu PDF tenha muitas.

Step 3

Inicie o FontForge, se você é um usuário Linux. Este programa de código aberto é projetado para auxiliá-lo na criação de suas próprias fontes do início, mas inclui uma ferramenta fonte-de-PDF que permite a você extrair tantas fontes quanto queira. Simplesmente inicie o programa e escolha "Extract from PDF" (Extrair do PDF) no menu de Filtros da janela do Open Font. Clique em "OK" e escolha qual fonte você quer pegar da lista. Selecione "Compact" (Compacto) do menu de Codificação para retirar quaisquer caracteres não definidos e salvá-lo clicando em "File" (Arquivo) e "Generate Fonts" (Gerar fontes). Se você não tem Linux, mas quer usar o FontForge, você pode baixar um live CD do Ubuntu para rodar o sistema operacional sem perder nada em seu disco rígido e instalar o programa temporariamente na memória RAM de seu computador.

eHow Brasil
×