Mais
×

Como colocar forro em um vestido franzido na região do tórax

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para algumas mulheres e garotas, um vestido franzidinho na parte de cima é a melhor escolha para o verão, pois seu tecido é leve o suficiente para ser usado em dias quentes e ele normalmente vai bem com um casaquinho quando o clima esfria. Embora a leveza desse vestido possa ser desejável para manter você fresca, seu tecido fino também pode ser um pouco transparente. Já que usar algo por baixo do vestido estraga todo o seu propósito de não ser quente, a maneira de lidar com essa transparência é adicionar um forro à saia.

Instruções

Coloque um forro em um vestido de verão para deixá-lo menos transparente (sewing machine image by pavel siamionov from Fotolia.com)
  1. Vire o vestido do avesso e meça o comprimento de sua saia — da última carreira do franzimento até a bainha. Acrescente 5 cm a esse número. Meça então a largura do vestido na última carreira do franzimento e também sua largura na bainha. Acrescente 5 cm às duas medidas.

  2. Dobre a musselina ao meio, deixando os lados direitos para dentro e alinhando as pontas. Na parte superior do tecido, trace uma linha que tenha a mesma largura do vestido ao final do franzimento. Em seguida, faça uma linha vertical (o comprimento da saia) a partir das duas pontas da linha superior. No final das linhas verticais, faça outra linha na largura que o vestido possui na região da bainha.

  3. Conecte as pontas da linha inferior às pontas da linha superior. Agora você provavelmente terá uma forma retangular desenhada na musselina. Recorte o formato para ter duas peças iguais.

  4. Prenda juntos os dois pedaços de musselina pelas laterais mais longas e costure-os deixando uma margem de cerca de 1 cm em cada lado.

  5. Alinhe as costuras laterais da musselina com as costuras internas do vestido, colocando os lados avessos juntos. Dobre cerca de 1 cm da parte superior do forro, alinhando-o com a carreira final do franzimento e prendendo-o no lugar com alfinetes.

  6. Dobre aproximadamente 1 cm da parte inferior do forro e alinhe-a com a bainha do vestido. Em seguida, prenda no lugar com a ajuda de alfinetes.

  7. Costure ao longo da bainha e da última carreira do franzimento, prendendo assim o forro ao vestido.

Dicas

  • Antes de costurar o forro ao vestido, veja se ele não está amontoado dentro da roupa. Se ele for grande demais para a peça, apare um pouco as laterais para que o forro fique melhor acomodado na saia.
  • Você não deve colocar forro na parte franzida do vestido, pois isso destruirá o efeito da peça.

O que você precisa

  • Régua
  • Canetinha lavável
  • De 1 m a 2 m de musselina
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Linha que combine com a cor do vestido
  • Máquina de costura
  • Ferro e tábua de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article