Mais
×

Como colocar franja em uma cortina

Atualizado em 27 março, 2018

A decoração das janelas chama a atenção do ambiente. Às vezes, independentemente da cortina parecer perfeita na loja, pode-se adicionar um toque pessoal a ela. Há uma certa satisfação em saber que ninguém terá uma cortina igual. Acrescentar uma franja é uma ótima maneira de dar seu próprio toque àquela cortina que já era perfeita.

Instruções

A franja dá um toque especial à cortina (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha uma linha que combine com a franja. Quanto mais próxima a cor, melhor. A franja será costurada na cortina e ninguém desejará ver os pontos.

  2. Enrole a linha na bonina e coloque a linha na máquina de acordo com as instruções do fabricante. É possível costurar a franja na mão com pontos de chuleio, mas a máquina torna o processo muito mais rápido.

  3. Procure bater alguns pontos retos no tecido extra para garantir que a máquina esteja propriamente regulada.

  4. Prenda a franja com alfinetes na barra da cortina. Use a costura como guia para assegurar que a franja fique reta.

  5. Coloque a ponta da franja e a cortina na chapa da agulha da máquina. A parte de cima deve estar posicionada de modo que a agulha bata no meio da parte decorativa da franja.

  6. Costure de um lado ao outro da franja, removendo os alfinetes à medida que o trabalho avança. É possível fazer outra costura a 3 mm da primeira para reforçar o trabalho ou dar um acabamento. Depois de costurar a franja na cortina, ela estará pronta para ser pendurada e apreciada.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Cortinas
  • Franja para decoração
  • Linha
  • Tecido
  • Alfinete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article