Mais
×

O que colocar no fundo de um vaso grande

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vasos de plantas são boas opções para trazer a natureza ao lar ou para organizar um jardim externo. Os vasos muito grandes são decorativos, além de necessários para as plantas com troncos maiores e pesados ou com sistemas de raízes expansivas, para providenciá-las o suporte adequado. Alguns materiais de enchimento são usados no fundo desses vasos, para promover a drenagem adequada e reduzir o peso deles, pois o solo puro é pesado demais.

Os enchimentos ocupam espaço nos vasos para plantas (pot plant image by Gina Smith from Fotolia.com)

Considerações

Antes de forrar o fundo do seu vaso com um material de enchimento, considere as necessidades da sua planta. Se o material cobre os buracos na parte inferior do vaso, sua planta não será capaz de drenar corretamente, causando o apodrecimento da raiz ou, até mesmo, afogamento da sua planta. Se você precisa reduzir o peso, de modo que o recipiente possa ser facilmente deslocado, utilize enchimentos leves, que substituam os materiais do solo, mais pesados. Já se você quiser fazer um vaso mais pesado​​, menos propenso a ser derrubado, opte por materiais de enchimento que são mais pesados ​​do que o solo sobre eles.

Enchimentos naturais

Se você quiser evitar o uso de materiais sintéticos em seus vasos, enchimentos feitos de materiais totalmente naturais ou orgânicos são opções para preenchê-los. A mesma cobertura vegetal em decomposição (adubação verde) que reveste seus arbustos ao ar livre é uma boa opção, pois é natural e não interferirá na drenagem normal do seu solo. Se você tem um quintal cheio de pinheiros, recolha um balde de pinhas para uma opção simples, eficaz e natural de preencher o fundo de seus vasos.

Materiais reciclados

Diversos artigos para o lar são adequados para reutilização como enchimentos. Embalagens de amendoim são a melhor opção para o preenchimento de grandes vasos. Elas são muito leves e fornecem um amplo espaço de drenagem para o solo. Para evitar problemas durante o replantio, mantenha os amendoins em um saco, para que eles não se misturem com o solo. Se você recicla latas regularmente, mantenha de sete a dez delas e corte-as em terços para forrar o fundo de seus vasos, sem adição de qualquer peso aos recipientes.

Enchimento pesado

Se você está preocupado que seus vasos possam cair, aumentar o peso do fundo de seus recipientes é uma boa maneira de evitar que isso aconteça. Britas ou seixos são opções naturais para o fundo de vasos robustos, que adicionam peso, sem interferir na drenagem e sem a introdução de materiais artificiais. Tijolos quebrados em pedaços grandes também são uma opção para aumentar o peso parte inferior de recipientes, mantendo a drenagem do solo eficaz.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article