×
Loading ...

Como colocar guarnição de madeira em uma janela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para dar os últimos retoques no interior da guarnição da janela, você só precisa de algumas ferramentas -- mas também de um planejamento. Existem vários estilos para escolher; vamos dar uma olhada no mais popular.

Instruções

Leve suas ideias para o revendedor, juntamente com medições para cada janela (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

    Preparando-se

  1. Escolha o estilo da guarnição da janela -- há vários disponíveis. Confira fotos na internet ou em revistas, ou nos centros de produtos para casa e madeireiras (o melhor caminho).

    Loading...
  2. Leve suas ideias para o revendedor, juntamente com medições para cada janela (topo e os lados a serem cortados).

  3. Escolha um estilo para os cantos da sua guarnição. Eles incluem revestimento embutido (o lado revestido é embutido na extremidade inferior da carcaça superior), bloqueado (parte superior e lateral da carcaça são embutidos em blocos decorativos) e mitrado (os cantos superiores da guarnição se encontram em um ângulo de 45 graus).

  4. Ajuste uma área de trabalho -- como um banco em uma altura confortável -- com muita luz.

  5. Reúna suas ferramentas: martelo, pregos de acabamento, fita métrica, esquadro combinado, serra de esquadria

  6. Lembre-se que em quase todos os estilos de guarnição, uma linha de revelamento de 0,6 cm é deixada em volta do perímetro da extremidade frontal do batente da janela. Todo o revestimento é ligado ao longo desta linha e as medições são efetuadas a partir dela.

  7. Marque sua linha de revelamento definindo uma medida de 0,6 cm em seu esquadro combinado e use-o como um guia para o lápis em uma linha suave na extremidade do batente.

    Revestimento embutido

  1. Lembre-se que o revestimento embutido é, provavelmente, o mais simples e mais fácil de se trabalhar. Veja como:

  2. Corte um pedaço de guarnição um pouco maior do que o lado de sua janela. Obtenha a medida exata, segurando a peça diretamente contra a linha de revelação já marcada a lápis no batente da janela. Marque a guarnição.

  3. Use a serra de esquadria para fazer um corte reto em sua medição.

  4. Use a mesma técnica para fazer uma peça de guarnição para o lado oposto.

  5. Emborque essas peças no lugar nas linhas de revelação marcadas no batente da janela -- utilize apenas um par de pregos por agora.

  6. Corte um pedaço fino de guarnição um pouco maior do que a distância entre as bordas externas de suas peças laterais.

  7. Mantenha essa peça no lugar certificando-se de que um lado está nivelado com a borda da extremidade externa do revestimento lateral. Marque o outro e corte-o na serra de esquadria.

  8. Pregue esta peça no lugar. Se você está feliz com os resultados, agora segure a guarnição para o revestimento da janela. Rebaixe todas as cabeças de prego usando um conjunto deles (Os buracos pré-furados de pregos ajudarão a evitar qualquer divisão).

  9. Preencha os buracos de pregos com massa de madeira e pinte ou tinja para se adequar à sua decoração.

    Revestimento bloqueado e mitrado

  1. Escolha o revestimento bloqueado ou mitrado e instale-os da seguinte forma:

  2. Use os blocos de canto ao aplicar o revestimento bloqueado -- eles são quadrados decorativos de madeira que são colocados nas quinas superiores do batente da janela. O canto inferior dentro desses blocos geralmente se assentam ao lado e no topo da interseção das linhas de revelação.

  3. Pregue os blocos da quina no lugar (Os buracos pré-furados de pregos na guarnição ajudarão a evitar qualquer divisão).

  4. Faça os trilhos laterais e superiores cortando primeiramente pedaços finamente maiores do que as medições entre os blocos de quina para a parte superior e entre os de quina da janela para os lados. Em seguida, coloque-os contra a parede e use um estilete para fazer medições exatas.

  5. Pregue no lugar com um ou dois pregos e certifique-se de que você está feliz com o ajuste. Uma vez que você gostar do jeito que as coisas parecem, pregue tudo de forma segura e rebaixe todos os pregos com um conjunto deles.

  6. Preencha os buracos de pregos com massa de madeira e tinja ou pinte de acordo com sua decoração.

  7. Instale a guarnição mitrada desta maneira:

  8. Faça algumas peças práticas sobre estes cortes mitrados (cortes de quinas angulares) - uma vez que você pegar o jeito, terá pouca dificuldade ao fazer juntas de quinas firmes.

  9. Faça a parte superior da guarnição. Corte um ângulo de 45 graus em um pedaço de guarnição (certificando-se de que a borda que repousa sobre sua linha de revelação é ponto curto de corte).

  10. Coloque o pedaço de guarnição contra o revestimento na linha de revelação com o ponto curto de corte ao lado da linha. Marque o ponto em que a guarnição cruza a linha de revelação no lado oposto. Corte em sua marca, novamente certificando-se de que a borda onde você marcou será o ponto curto do ângulo.

  11. Use um par de pregos para mantê-lo no lugar na linha de revelação.

  12. Meça a partir da janela para o ponto longo do ângulo no pedaço superior da guarnição. Adicione cerca de 1,2 cm a 1,9 cm para a sua medição e corte um pedaço de guarnição quadrada em ambas as extremidades. Coloque esta peça no lugar sobre o parapeito da janela e, em seguida, marque-o com um estilete onde ele se encontra com o ponto superior do pedaço de guarnição.

  13. Corte com uma serra de esquadria para que sua marca seja o ponto curto do ângulo. Ajuste para o revestimento da janela. Uma vez que o ajuste seja satisfatório, pregue-o no lugar com um ou dois pregos. Os buracos pré-furados de pregos na guarnição ajudarão a evitar qualquer divisão.

  14. Repita o processo do outro lado. Finalize segurando a guarnição com mais pregos, uma vez que você está satisfeito com o ajuste. Rebaixe todos eles com um conjunto de pregos.

  15. Preencha os buracos com massa de madeira e pinte ou tinja para se adequar à sua decoração.

Loading...

Dicas

  • Sempre que possível marque suas medidas diretamente sobre a guarnição, segurando a peça contra o batente a ser cortado. Isso proporcionará uma montagem de peças muito mais precisa. Para uma maior precisão, use um estilete para marcar as dimensões.
  • Neste estilo de revestimento, o trilho superior passará alguma vezes um pouco além das laterais (de 0,6 cm a 1,2 cm) para fins decorativos.
  • Você deve permitir uma grande quantidade de resíduos com cortes de esquadria -- esteja consciente disso quando você comprar materiais.

Aviso

  • É uma boa ideia fazer algumas articulações práticas para obter a sensação das técnicas.

O que você precisa

  • Pregos de acabamento
  • Fitas de medição
  • Estiletes
  • Esquadros combinados
  • Martelos
  • Serras de esquadria
Loading ...
Loading ...