Mais
×

Como colocar massa de vidraceiro nas janelas

Atualizada February 21, 2017

Se suas janelas estão escoando quando chove ou permitindo correntes de ar, pode ser hora de por uma nova massa de vidraceiro. A massa de vidraceiro veda a junção entre o vidro e a moldura de madeira da janela. Para colocar a massa de vidraceiro na moldura é preciso limpar a massa já existente, retirar o vidro, adicionar a nova massa e substituir o vidro. Será necessário usar óculos de proteção e luvas durante o processo.

Instruções

Como colocar massa de vidraceiro nas janelas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

    Como colocar massa de vidraceiro nas janelas

  1. Utilize uma pistola de calor para amolecer a massa existente. Escolha uma temperatura moderada de calor na pistola e aplique-o na massa de vidraceiro, raspando a massa para fora da janela com uma espátula de 2,5 cm assim que ela amolecer. Aumente levemente a temperatura se a massa não estiver macia o suficiente para raspar.

  2. Utilize um movimento de elevação com a espátula para retirar a massa da janela enquanto você abre caminho ao redor da moldura. Na medida que encontrar pontas de vidro, triângulos de metal pequenos que seguram o vidro no lugar, retire-os e mantenha-os em um lugar seguro. As pontas de vidro são empurradas para a madeira e você pode tirá-las com a ponta da espátula.

  3. Levante cuidadosamente o vidro da armação. Embrulhe-o em um plástico bolha ou outra cobertura de proteção e reserve-o.

  4. Prepare a massa para a aplicação. A massa de vidraceiro é rígida quando posta pela primeira vez para fora da embalagem e deve ser amassada para tornar-se mais maleável. Utilize um pouco de óleo de linhaça e friccione-o suavemente à massa de vidraceiro até amassar. Não acrescente muito óleo, pois isso tornará a massa pegajosa.

  5. Role uma pequena porção de massa de vidraceiro entre suas palmas, formando uma "caneta" de extensão fina. Aplique esta massa no quadro, empurrando-a suavemente, mas com firmeza. Utilize seus dedos ou a extremidade plana da espátula para alisar a massa.

  6. Reinstale o painel de vidro. Depois que a moldura for tapada com a massa, encaixe suavemente o vidro para a posição da armação de dentro. Recoloque as pontas de vidros, certificando-se que janela está firmemente mantida, enquanto você empurra as pontas novamente. Se necessário, utilize um pequeno martelo para conduzi-las ao quadro.

  7. Aplique uma fina camada de massa de vidraceiro em torno da janela onde se encontra o quadro, empurrando-a na moldura conforme avança. Alise a massa exposta e remova o excesso com um raspador ou espátula.

Dicas

  • Aplique a fita à janela em um grande X para fornecer estabilidade ao removê-la.

Coisas Necessárias

  • Pistola de ar quente
  • Espátula de 2,5 cm
  • Massa de vidraceiro
  • Óleo de linhaça
  • Raspador
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article