Mais
×

Como colocar meia-sola de couro

Atualizado em 23 março, 2017

Os sapateiros costumavam viajar pelo país, oferecendo seus produtos de couro e seu talento em consertar sapatos. Com ferramentas e habilidade, é possível colocar uma meia sola de couro em casa. Com diligência, espírito aventureiro e um desejo de experimentar as "velhas práticas", você pode consertar seus sapatos e sentir a sensação de realização que acompanha o trabalho manual e artesanal.

Instruções

Com ferramentas e habilidade, é possível colocar uma meia sola de couro em casa (http://www.pandgshoerepair.com/images/22/200010622/200010622-1.jpg, http://www.valetcleaners.biz/Shoe-Repair_01.jpg, http://www.classicboots.com/other/images/army04-6.jpg, http://www.notus-online.com/catalog/pics/Leather_Sole.jpg, http://www.ofb.net/~epstein/sl/20031105b-shoe-repair.jpg, http://www.dkimages.com/discover/previews/961/15016577.JPG, http://www.vandykes.com/images/products/sc1300041-lg.jpg, http://www.sodhoppers.com/assets/images/LeatherSole1.jpg)
  1. Fixe o sapato no lugar. Você pode encontrar uma forma de sapateiro em uma loja de antiguidades, brechó, vendas de garagem ou propriedade, ou pesquisar na Internet. Uma vez encontrada, ela pode custar poucos reais. Você também pode pensar fora da caixa (de sapato). Olhe para o sapato e procure uma maneira de mantê-lo no lugar em sua garagem ou galpão.

    Você pode encontrar uma forma de sapateiro em uma loja de antiguidades
  2. Corte solas de um couro novo ou compre solas pré-cortadas. Amacie as solas em água morna para tornar a costura mais fácil. É muito difícil passar a agulha através do couro. Envolva a sola em uma toalha ou papel toalha para absorver a água. Trace o contorno da sola velha no couro novo e corte a nova sola.

    Corte solas de um couro novo ou compre solas pré-cortadas
  3. Fixe o sapato na forma ou outro dispositivo. Retire cuidadosamente todas as linhas velhas do sapato. Usando uma lâmina de barbear ou uma faca, retire a sola velha. Tome cuidado para não cortar o sapato.

    Pregue a sola nova no sapato com pregos
  4. Deixe a nova sola se estender além do sapato. A tachinha precisa ter um comprimento suficiente apenas para penetrar na nova sola e no sapato e manter tudo no lugar. Pregue a sola nova no sapato com pregos. Haverá buracos de pregos velhos no sapato. Comece pregando nas laterais e termine nas extremidades da sola.

    Comece pregando nas laterais e termine nas extremidades da sola
  5. Usando uma lâmina para couro ou uma tesoura, retire o couro que está sobrando nas extremidades, de modo a que a nova sola se alinhe com o sapato. Gentilmente, faça um ligeiro entalhe em torno da sola para deixar a costura mais fácil. Isso também protege os fios quando estiver usando o sapato. Remova a faixa que estava entre a sola antiga e o sapato. Coloque-a ao longo do exterior da nova sola. Use um furador de couro para criar novos buracos na sola.

    Retire o couro que está sobrando nas extremidades de modo a que a nova sola se alinhe com o sapato
  6. Use duas agulhas. Elas ficarão uma em cada extremidade com de cerca de 90 cm de fio. Costure com uma agulha através dos buracos em uma direção. Em seguida, costure com a outra agulha através do mesmo orifício na direção oposta. Isto cria um ponto mais forte do que se fosse uma única agulha ou costura ao longo do segmento na mesma direção. Amarre o fio de maneira segura quando terminar. Comece e termine no arco.

    Faça duas costuras em direções opostas para deixar o ponto mais forte
  7. Martele ao longo do entalhe com um martelo para couro e utilize cera de abelha para dar o acabamento nos orifícios.

    Utilize cera de abelha para dar o acabamento

O que você precisa

  • Forma de sapateiro
  • Tachinhas
  • Furador
  • Passador de madeira, do tamanho de sua peça
  • Prego longo e grosso
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article