×
Loading ...

Como colocar pedra na fachada da casa

Atualizado em 20 julho, 2017

Substituir a fachada de vinil ou de madeira por alvenaria de pedra aumenta o interesse visual e o valor de sua casa. Um dos maiores inconvenientes da pedra é o alto custo, mas com as novas opções mais acessíveis, ela tornou-se mais viável para uma gama maior de proprietários. A pedra manufaturada é feita a partir de betão e agregados e custa significativamente menos que a pedra natural. Seu peso também é um fator determinante na sua popularidade, pois pesa menos da metade da natural. Um engenheiro estrutural deve ser consultado antes de qualquer alteração na fachada ou mudança estrutural em um edifício.

Instruções

A pedra manufaturada é mais leve e mais rentável que a natural (structure, stone, wild stone image by Oleg Guryanov from Fotolia.com)
  1. Remova a fachada da área na qual a pedra será instalada. Use uma ferramenta de remoção para deslizar abaixo da seção mais alta, levantando o canal que a prende no lugar. Uma vez feito isso, use as mãos para retirar as placas da fachada da seção de base. Levante o painel para revelar os pregos que o seguram no lugar, removendo-os com um martelo. Continue dessa maneira até que toda a fachada tenha sido removida.

    Loading...
  2. Cubra a área de trabalho com o torno de metal para criar uma base para a argamassa. Corte todos os cantos ou peças com o cortador de lata e prenda-as à casa com a pistola de grampos e os grampos, a cada 10 a 15 cm ao longo das bordas do torno, o qual deve estar alinhado com a casa, sem rugas ou áreas soltas.

  3. Aplique a argamassa com 2,5 cm de espessura em seções de 90 cm a 1,20 m do torno, usando uma espátula grande e começando na base da parede.

  4. Coloque as pedras manufaturadas na argamassa, que funciona como uma cola, prendendo as pedras firmemente no lugar. A argamassa se ajusta ao contorno da pedra conforme elas vão sendo assentadas, o que as ajuda a ficarem firmes na parede.

  5. Continue a aplicar argamassa e as pedras em toda a área, posicionando-as com uma distância menor que 1,5 cm uma da outra ou contra as bordas das janelas e portas. As pedras são posicionadas como ao montar um quebra-cabeça. Se for necessária uma pedra menor para preencher espaços criados entre as maiores, quebre uma maior em pedaços menores com o martelo.

  6. Encha um saco de rejunte com a mesma argamassa utilizada para a base do torno. Preencha os espaços entre as pedras e a moldura das portas e janelas com rejunte. Ele deve preencher também os espaços entre as bordas da pedra. Deixe-o assentar por aproximadamente 15 minutos ou de acordo com as instruções do fabricante antes de usar o dedo ou a escova de rejunte para limpar delicadamente a fina camada, deixando uma linha nivelada entre as pedras.

  7. Deixe o rejunte e a argamassa assentar e endurecer de acordo com as instruções do fabricante.

Loading...

Dicas

  • Peças extras estão disponíveis na maioria dos produtores de pedras manufaturadas, para formar os cantos e peitoris das janelas, se desejar uma opção decorativa adicional.

Aviso

  • Não adicione qualquer peso à estrutura de um edifício sem consultar um engenheiro estrutural para manter sua integridade.
  • Leia as instruções de instalação do fabricante antes de trabalhar com qualquer novo produto.

O que você precisa

  • Ferramenta de remoção de fachada
  • Martelo de garra
  • Torno de metal
  • Cortador de lata
  • Pistola de grampo
  • Grampos de 2,5 cm
  • Rejunte
  • Espátula
  • Pedras manufaturadas
  • Saco de argamassa

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...