×
Loading ...

Como colocar uma rampa de concreto em uma laje

Atualizado em 17 abril, 2017

O concreto pode ser usado para construir diferentes tipos de rampas. Entre os usos para essas rampas estão acesso para deficientes físicos, lançamento de barcos, skateboard e acesso de cargas. As especificações para cada rampa são únicas, então não existe um planejamento universal. Existem, no entanto, alguns passos básicos que servem para construir a maioria das rampas de concreto. Há apenas uma consideração para construir rampas em uma laje de concreto existente.

Instruções

Existem muito tipos diferentes de rampas de concreto (skateboard ramp image by asmik from Fotolia.com)
  1. Pesquise as regulamentações. Existem regulamentações específicas em relação a rampas de acesso para deficientes físicos, rampas de cargas ou para barcos. Existem também códigos locais e permissões que você deve entender e cumprir.

    Loading...
  2. Marque o pé da rampa na laje. Bata com cinzel ou britadeira na superfície interna ao pé, para assegurar maior adesão quando a rampa for colocada. O peso dela irá garantir a adesão alguma extensão, mas uma superfície áspera evita o escorregamento e garante uma junção mais forte.

  3. Determine as medidas laterais da rampa e a dimensão da traseira (lado da parede). Marque essas medidas em um compensado de 1,2 cm. Use uma tábua para cada lado e uma para a parede. Corte as formas no compensado.

  4. Aparafuse suportes de madeira 5 cm x 10 cm ao longo das bordas verticais das formas laterais. Encaixe a forma da parede às laterais. A superfície da parede deve estar alinhada com as bordas das laterais. Coloque dois suportes de madeira sobre as duas bordas verticais da superfície da parede, sobrepondo os suportes verticais das laterias. Aparafuse esses na superfície da borda da parede e laterais. A sua forma total agora ficará suportada pelos três lados.

  5. Aparafuse suportes de madeira de 5 cm x 10 cm nas bordas superiores das formas laterais, unindo-as para que não abram, mas não dentro da área onde irá despejar o concreto. Coloque a forma completa no pé que você preparou na laje. Segure as bases das formas laterais com areia.

  6. Calcule quanto concreto de secagem rápida você precisará. Faça a mistura usando um saco por vez. Misture até que atinja a consistência aproximada de um mingau de aveia. Se estiver muito fino, não irá aderir facilmente à inclinação da rampa. Se estiver muito espessa, irá endurecer e não escorrerá. Encha a forma do lado alto em direção à base da inclinação, colocando a sua barra de ferro em padrões cruzados a cada 20 cm a 30 cm, assegurando-se de que ficará exposta quando o concreto secar.

  7. Alise a superfície do concreto usando uma espátula, conforme preenche as bordas da forma. Verifique constantemente o nível ao longo de toda a superfície. Quando o concreto estiver seco o suficiente para "despedaçar" quando mexido, você pode remover os suportes um de cada vez e alisar a superfície abaixo deles.

  8. Cubra o trabalho com uma lona se houver risco de chuva. Deixe secar por pelo menos quatro dias antes de remover as formas. Retire-as desaparafusando os suportes.

Loading...

Dicas

  • Quantidades e tamanhos dos materiais variam de acordo com o planejamento da rampa.

O que você precisa

  • Lápis de carpinteiro
  • Marreta e cinzel ou britadeira
  • Madeira 5 cm x 10 cm
  • Compensado de 1,2 cm
  • Parafusos de madeira de 3 polegadas
  • Carrinho de mão
  • Parafusadeira elétrica
  • Enxada
  • Cimento de secagem rápida
  • Pá de concreto
  • Barra de ferro
  • Lona
  • Nível

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...