×
Loading ...

Como colocar revestimento para destacar uma parede

Atualizado em 18 junho, 2018

Criar um ponto focal dá uma alavancada no clima e no estilo de qualquer espaço. Um dos métodos que angariam mais exclamações de admiração é uma parede com um belo revestimento. Com um pouco de planejamento e uma aplicação cuidadosa, essa técnica de decoração de interiores pode ser dominada num fim de semana e permanecer como um detalhe de decoração por décadas.

Instruções

Acrescentar papel de parede a um dos lados do seu quarto cria um ponto focal de baixo custo (Adding wallpaper to a wall in your room creates a budget-friendly focal point.)
  1. Prepare a parede de destaque, primeiramente removendo todos os espelhos de tomadas e esfregando a superfície com uma toalha seca para remover a poeira e os detritos. Depois, pinte duas camadas de base preparatória para papel de parede em cima da pintura existente.

    Despeje uma quantidade generosa de base preparatória numa bandeja de pintura (a quantidade exata dependerá do tamanho da parede), e então use um pincel para definir o topo, a parte de baixo e os lados da parede. Use um rolo de pintura para uma demão da base preparatória no restante da parede. Deixe cada camada secar por uma hora antes de colocar a próxima. Após a última, deixe que a base preparatória seque de um dia para o outro.

    Loading...
    A base preparatória especialmente formulada para papel de parede garante aplicação fácil e um acabamento de longa duração (Carrie Waller)
  2. Meça a altura da parede e anote esse número. Em uma parte limpa e seca do chão, desenrole o papel de parede e meça a altura da parede. Depois acrescente mais uns 30 cm para deixar mais ou menos 15 cm de folga em cima e embaixo. Termine cortando a faixa com uma gilete.

    Corte um pedaço do papel de parede do rolo com mais 15 cm em cada extremidade (Carrie Waller)
  3. Despeje a cola em uma bandeja de pintura limpa e seca. Com o papel de parede colocado em uma superfície limpa, seca e lisa (como o chão) e com o avesso da faixa virado para cima, cubra toda a superfície com uma camada fina e por igual de cola, usando um rolo de pintura.

    Um bom método é aplicar a cola numa superfície plana ou no chão à medida que você desenrola as extremidades externas da tira de papel de parede. Cuide para que o balde com a solução de limpeza esteja à mão com uma esponja por perto para enxugar tudo depois de tirar o papel da superfície plana.

    Escolha uma cola de papel de parede de alta qualidade para assegurar um elo forte entre ele e a parede (Carrie Waller)
  4. Pegue cada uma das pontas do revestimento e dobre-as em direção ao centro, de modo que nenhuma parte do avesso fique à mostra. Isso se chama "reservar" o papel. Permita que ele assente assim por cinco minutos.

    Reservar o papel de parede permite que a cola fique ativada e se torne pegajosa (Carrie Waller)
  5. Desenrole o papel de parede e, enquanto segura as duas extremidades de cima, suba na escada e situe-as no topo da parede onde ela se junta com o teto. Tire vantagem dos centímetros extras e deixe uma sobra em cada ponta — tanto na parte de cima da faixa do papel de parede quanto na parte de baixo. Alise suavemente com as mãos.

    Coloque o revestimento na parede com vários centímetros de sobra em cada ponta (Carrie Waller)
  6. Use um esfregão e depois uma esponja ligeiramente úmida e limpa para esticar o papel de parede e desfazer as bolhas que possam ter se formado enquanto você pendurava a faixa. Faça o acabamento com um estilete e uma régua para cortar o excesso de revestimento na parte de cima e de baixo, onde ele encontra o assoalho e o teto.

    Use um esfregão para desmanchar as bolhas que possam ter se formado sob o revestimento (Carrie Waller)
  7. Repita os passos por toda a parede, cortando faixas adicionais de revestimento, colando, reservando e pendurando-as da mesma maneira. Para combinar um desenho, desenrole o papel e segure-o na parede sem colar. Depois que o desenho se alinhar, faça uma marca com um lápis na parte de cima e de baixo da faixa do revestimento para assinalar os cortes mais tarde (não se esqueça de adicionar 15 cm em cada ponta).

    A base preparatória para o revestimento que você acrescentou anteriormente lhe dará uns cinco minutos para mexer antes que o revestimento fique permanentemente colocado, de modo que se algo precisar ser esticado ou quaisquer junções precisarem ser suavizadas, faça isso com movimentos circulares da palma da mão lenta e delicadamente. Comece com as partes maiores do revestimento e depois passe para as menores.

    Repita os passos ao longo da parede até acabar (Carrie Waller)
  8. Para detalhes menores de faixas de papel de parede, meça a altura, como você fez antes, mas também meça a largura, pois não é necessária uma tira inteira de revestimento. Use uma régua e uma fita métrica para cortar essa faixa pequena do tamanho certo.

    Para cortar em volta de janelas, é mais fácil recortar tiras separadas de revestimento para cada extremidade para que caibam no lugar e se alinhem com os pontos em que se encontram (e não cortar um buraco grande para a janela).

    Corte tiras de detalhes de revestimento usando uma régua e uma gilete (Carrie Waller)
  9. Cole e reserve a última tira pequena usando a mesma técnica que usou para as tiras maiores. Pendure como pendurou as outras e corte de acordo com a necessidade usando um estilete.

    Passe cola e reserve as tiras de detalhes da mesma maneira que fez com as maiores (Carrie Waller)
  10. Deixe a cola de revestimento secar e o papel assentar completamente (aproximadamente por 24 horas) antes de acrescentar pregos para pendurar quadros ou outros materiais.

    Deixe o papel de parede assentar por 24 horas antes de pendurar ou encostar objetos de arte na parede (Carrie Waller)
Loading...

O que você precisa

  • Toalha seca
  • Base preparatória para papel de parede
  • Escada
  • Pincel
  • Rolo de pintura
  • Bandejas de pintura, duas
  • Cola para papel de parede
  • Fita métrica
  • Estilete
  • Régua
  • Pincel para pequenos detalhes
  • Rodo
  • Esponja
  • Balde de água quente com sabão

Recursos

Loading ...
Loading ...