Como colocar um rosto diferente em uma foto

Escrito por john gugie | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como colocar um rosto diferente em uma foto
É fácil colocar um rosto diferente em uma foto (face image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)

Substituir rostos em imagens pode servir para vários propósitos, mas, independente do motivo, o processo segue sendo o mesmo: cortar uma imagem e colar outra em seu lugar. A parte difícil é fazer a substituição parecer realista. Rostos em fotos são complicados, pois geralmente são de diferentes tamanhos e apresentam diferentes tonalidades de iluminação, ângulos, posições e outros fatores. Quanto mais parecidas forem as imagens originais, mais fácil será a manipulação e mais realista a substituição vai parecer. Existem vários programas gráficos de edição, seja caros ou gratuitos, capazes de manipular imagens. O processo básico é o mesmo, mas cada programa tem sua própria configuração.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programas gráficos
  • Duas fotos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha duas imagens com rostos que sejam mais ou menos do mesmo tamanho, se possível, porque alguma degradação pode ocorrer se um rosto precisar ser ampliado. Além disso, tenha em mente os ângulos das faces. Por exemplo, não vai ficar bem se uma cabeça estiver voltada para o lado e a outra para frente. Tente obter duas fotos laterais ou duas de frente, assim o mínimo de manipulação será necessária. Quanto menos for editado, menor será a degradação e mais realista será a imagem final. Além disso, imagens precisam estar em formato JPEG, BMP ou PNG, do contrário não poderão ser editadas corretamente com camadas. Um formato GIF não vai funcionar e terá de ser convertido.

  2. 2

    Carregue um programa gráfico, como o Paint Shop Pro. Vá em "View". Clique em "Toolbars". Marque a caixa "Tools Options Palette" se "Tools Options" não estiver aberta.

  3. 3

    Clique em "File" e em "Open". Localize suas fotos, e clique em "Open".

  4. 4

    Maximize a imagem cujo rosto quer substituir e amplie com a ferramenta "Zoom" (o ícone de lupa) até preencher grande parte da tela.

  5. 5

    Abra "Tool Options" e defina o "Selection Type" para "Point-to-Point" e "Feather" a "0".

  6. 6

    Delineie o rosto na imagem usando a ferramenta de seleção Freehand (ícone de laço) para traçar ao redor da cabeça. Tente colocar a linha o mais próximo possível da cabeça. Se necessário, contorne a cabeça um pixel fora dela para ter certeza de pegá-la toda.

  7. 7

    Clique no ícone "seta", com o botão direito do mouse clique sobre a imagem delineada, e selecione "Cut". A área delineada irá mudar para branco ou qualquer que seja a cor de fundo. Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho e clique em "Paste as New Image" para abrir o rosto como uma nova imagem.

  8. 8

    Repita os passos de 4 a 6 na imagem que deseja colocar no outro quadro. Quando for a hora de "cortar" a imagem delineada, clique em "Copy". Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho e escolha "Paste as New Image" para abrir a imagem do rosto.

  9. 9

    Destaque a barra de título da imagem cortada e procure na barra de status inferior direito para encontrar o tamanho da imagem. Destaque a barra de título da imagem copiada. Redimensione-a, indo até "Image" e depois clicando em "Resize". Defina o tamanho do pixel para a maior dimensão da imagem cortada e clique em "OK".

  10. 10

    Clique em "Colors", depois em "Adjust". Escolha a partir de uma série de ferramentas para editar a imagem. Na maioria das vezes, você precisa ajustar apenas o "Brightness/Contrast".

  11. 11

    Vá em "File" e clique em "New" para abrir uma nova imagem em branco. Defina as dimensões da imagem maior do que o tamanho anterior. Copie e cole a imagem do rosto substituto para a imagem em branco como uma nova camada.

  12. 12

    Vá em "Layers" e escolha "Merge", depois "Merge All".

  13. 13

    Escolha a cor de fundo do rosto substituto com a ferramenta Magic Wand. Clique em "Selection" e em "Invert", que vai inverter a seleção e traçar o rosto.

  14. 14

    Clique com o botão direito do mouse sobre o rosto delineado com a ferramenta "Seta" e cole como uma nova camada sobre a imagem cortada. Utilize o cursor para posicionar a cabeça diretamente sobre o local onde o rosto foi cortado. Tente alinhar o pescoço o melhor que puder. Uma ligeira sobreposição de um pixel ou dois é bom. Quando estiver na posição, funda as camadas, como antes.

  15. 15

    Use a ferramente "Clone" se tiver espaço vazio em torno do rosto, por ser menor do que o recorte. Clique no ícone da ferramenta "Clone" (pincéis duplos). No menu "Tool Options" defina "Shape" em "round", "Size" em "1", "Hardness" em "0", "Opacity" e "Density", ambos em "100", e uma etapa de "25". Na segunda guia, defina "Clone" ao modo "Aligned".

  16. 16

    Com o botão direito do mouse leve o cursor em um ponto imediatamente fora do espaço em branco cortado, em seguida clique com o botão esquerdo no espaço em branco em frente à área que você acabou de clicar. A cor do fundo será "clonada" e irá se misturar a área em branco, preenchendo-a. Dependendo da complexidade das cores de fundo e do tamanho do espaço vazio, pode ser necessário clonar mais de uma cor à medida que contornam a cabeça.

Dicas & Advertências

  • Se a barra de ferramentas estiver na frente, minimize-a clicando no botão de alternância ao lado do botão de fechar "X". Isso permite que a barra de ferramentas permaneça aberta durante o uso e minimizada quando você clicar em qualquer lugar fora da barra de ferramentas.
  • Se a face de substituição não for suficientemente grande para cobrir o entalhe, pode ser aumentada. Isso pode causar distorção ou criar uma cabeça que é fora de proporção com o corpo, o que é bom se quiser um efeito caricatural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível