Mais
×

Por que colocar sal em um umidificador?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os umidificadores são dispositivos que adicionam umidade ao ar. São essenciais em muitos lugares que possuem um clima muito seco e baixo nível de umidade do ar. Se você estiver considerando a adição de sal à água do seu umidificador, deve ter cuidado. O sal pode ajudar alguns umidificadores a funcionarem de forma mais eficiente, mas pode danificar outros. Antes de adicionar qualquer coisa à água, você deve saber o tipo de umidificador que possui e como ele funciona.

Umidificador (yocamon/iStock/Getty Images)

Umidificador de névoa fria

Os umidificadores de névoa fria adicionam o vapor de água ao ar de forma física, sem aquecê-la. Há modelos por evaporação, por impulsão e ultrassônicos. Os modelos evaporativos possuem um pavio que se encharca de água. Um ventilador assopra este pavio, fazendo com que a água evapore. Os por impulsão usam um disco giratório que transfere a água para um difusor, que transforma a água em vapor. Os ultrassônicos separam a água em pequenas partículas através de frequências sonoras.

Umidificador de névoa fria (Jose Elias/Hemera/Getty Images)

Umidificadores de névoa quente

Os umidificadores de névoa quente adicionam vapor de água ao ar através do aquecimento da água, gerando vapor. Podem ser chamados de vaporizadores ou umidificadores de vapor. Apesar de serem chamados de "névoa quente", eles não aquecem o ar. Apesar da água precisar ser aquecida a 100 °C para criar o vapor, este vapor se resfria rapidamente até a temperatura ambiente do cômodo.

Névoa quente (Alexander Den/iStock/Getty Images)

Adicionando sal aos umidificadores de névoa quente

O sal costuma ser adicionado à água dos umidificadores de água quente, pois ele conduz eletricidade. A água pura é um condutor elétrico ruim. Ao adicionar sal, ele se separa em dois minerais: sódio (Na) e cloro (Cl, que ajudam a conduzir a eletricidade através da água e produzem mais vapor. A adição do sal não transforma o vapor em salino, pois apenas a água é liberada no ar; o sal fica no recipiente.

Sal (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Adicionando sal aos umidificadores de névoa fria

A adição do sal aos umidificadores de névoa fria pode ser danosa. Nestes aparelhos, é melhor usar água pura ou destilada. O sal não ajudará o aparelho a produzir mais vapor e pode corroer os elementos elétricos. Os minerais da água também causam o acúmulo de depósitos brancos, chamados de calcificações, e podem deixar uma poeira branca em objetos próximos ao aparelho. Os umidificadores por impulsão e ultrassônicos possuem mais chance de dispersar os minerais do que os demais tipos.

Adicionando sal (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article