×
Loading ...

Como colocar um tablete de cloro no poço de água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os poços necessitam de manutenção, assim como outros componentes domésticos, e uma das tarefas mais importantes é desinfetar, o que requer a adição de cloro para matar as bactérias e organismos microscópicos que vivem na água. Embora os produtos de cloro para poços estejam disponíveis em lojas, pode-se usar pastilhas de cloro de piscina. Como os tabletes podem afundar sem dissolver completamente, eles devem ser usados em combinação com cloro líquido.

Instruções

As pastilhas de cloro de piscina podem ser usadas em poços (old well image by photopapa from Fotolia.com)
  1. Coloque as luvas e óculos de proteção para evitar o contato com o cloro.

    Loading...
  2. Desligue a bomba do poço. Remova a tampa seguindo as instruções do manual.

  3. Coloque o número adequado de pastilhas de cloro de piscina no poço. Para um poço de 3 m, use 2 colheres de chá de pastilha de cloro; para um de 6 m, utilize 1 1/2 colheres de sopa; para um de 12 m, adicione 3 colheres de sopa; e para um de 24 m, utilize 4 1/2 colheres de sopa.

  4. Despeje 20 litros de água em um balde grande, adicione a quantidade adequada de água sanitária líquida e coloque na parte superior do poço. Para um poço de 3 a 6 m, utilize 1/2 xícara de água sanitária; para um 12 m, adicione 1 xícara; e para um de 24 m, coloque 2 xícaras.

  5. Insira a ponta de uma mangueira de jardim no poço e abra a torneira. Ligue a bomba e deixe encher por 30 minutos. Em seguida, feche a torneira e retire a mangueira.

  6. Entre na casa e abra as torneira de água uma de cada vez. Deixe a água cair até sentir o cheiro de água sanitária e feche em seguida. Dê descarga em todos os banheiros e ligue todos os aparelhos que utilizam água, como uma máquina de lavar e lava-louças. Não coloque pratos ou roupas nas máquinas.

  7. Deixe o cloro ficar no poço por pelo menos 12 horas. Volte a colocar a mangueira de jardim em uma torneira de água ao ar livre e abra para drenar a água sanitária na garagem ou em uma vala. Ligue todas as torneiras dentro de casa e deixe correr até não sentir mais o cheiro de água sanitária.

Loading...

Dicas

  • É uma boa ideia usar roupas velhas durante esse processo, pois o cloro manchará a roupa se respingar em você.
  • Após desinfetar a água de poço, ligue para um profissional para testar a água por bactérias.

Aviso

  • Armazene bastante água para beber e cozinhar, pois não poderá usar a clorada.
  • Quando estiver jogando fora a água clorada, não deixe que entre em contato com grama ou plantas, pois irá matá-las.

O que você precisa

  • Luvas
  • Óculo protetor
  • Tablete de cloro de piscina
  • Água sanitária
  • Balde
  • Água
  • Mangueira

Referências

Loading ...
Loading ...