Como conseguir trabalho como ator

Escrito por contributing writer | Traduzido por lucas borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conseguir trabalho como ator
Os atores Murilo Benício e Adriana Esteves na novela Avenida Brasil (2012) (TV GLOBO / Renato Rocha Miranda)

O maior desafio que um aspirante a ator enfrenta é ser levado a sério neste ofício. Existem muitas pessoas que pretendem ser "atores", mas não fazem nada para promover suas carreiras. A coisa mais importante que um ator pode fazer por sua carreira é divulgar o seu trabalho. Você precisa fazer com que as pessoas saibam que você está batalhando ativamente para conquistar o seu lugar na arte da atuação. Você não pode simplesmente ficar em casa e esperar que algo aconteça, porque nada acontecerá. Essas dicas irão ajudá-lo a estabelecer-se como ator e garantir o seu lugar no mundo artístico.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Detalhe a sua experiência profissional no seu currículo, bem como qualquer outra habilidade ou talento que faça de você um profissional valioso. Inclua também o seu "headshot" ou "composit" (foto de rosto e de corpo que serve para autógrafos e divulgação, além de ajudar os produtores a conhecerem as suas características físicas quando você participa de uma seleção de casting). Esta foto costuma ser impressa em ótima resolução em papel fotografia tamanho 20x25 cm. Os formatos podem variar se você está buscando uma vaga para cinema, televisão ou teatro. Muitos atores também usam registros em vídeo para mostrarem aos produtores como atuam frente às câmeras. Você pode criar um canal no YouTube para subir vídeos de apresentações em que você participa como ator e divulgar esse link.

  2. 2

    Mantenha o seu "headshot" sempre recente, ou seja, a foto precisa ser uma boa representação de como você é atualmente. A maior queixa dos diretores de elenco e agentes é que a pessoa que se apresentou para uma audição não parece em nada com a foto que foi enviada. O padrão da indústria agora é uma foto digital colorida 20x25 que não esteja excessivamente retocada. Para encontrar um bom fotógrafo de rosto na região em que você mora, entre em contato com a associação ou sindicato de atores local.

  3. 3

    Envie cartões postais para diretores de elenco ou agentes, agradecendo por ter participado de um casting ou para que eles saibam onde você está trabalhando atualmente. Você pode encomendá-los com a sua fotografia de rosto atual ou com uma colagem de fotos suas com alguns visuais diferentes. Não envie-os mais de uma vez a cada três meses, a menos que você esteja convidando alguém para uma produção ou caso as suas informações de contato tenham mudado.

  4. 4

    Encomende cartões de visita com a sua fotografia de rosto neles. Cartões de visita são úteis para evitar carregar para lá e para cá muitas fotos. Além da foto, coloque toda e qualquer informação de contato que seja necessária para um diretor de elenco, agente ou produtor chegar até você, como o seu e-mail, site pessoal, perfil nas redes sociais e canal no YouTube. Com estas informações, os produtores poderão ter várias maneiras de ver o seu trabalho online e entrar em contato com você.

  5. 5

    Crie ou pague alguém para criar um site para você. Um site de atuação é uma maneira fácil e eficaz para profissionais da indústria visualizarem fotos e vídeos seus e darem uma olhada em seu currículo, filmagens e projetos atuais em que você esteja trabalhando. Procure garantir uma URL que possa ser facilmente identificável e personalizada, como "www.seunome.com", se estiver disponível. Se você não tem condições de pagar a alguém que crie o seu site, faça você mesmo o seu portifólio online, utilizando ferramentas fáceis de edição para leigos, como blogs e perfis nas redes sociais. O mais importante é garantir um espaço online para publicar o seu material, as suas informações de contato e interagir com pessoas relacionadas ao mundo artístico.

Dicas & Advertências

  • Acompanhe sites e publicações sobre a indústria cultural de modo a encontrar convocações para castings, audições e ficar sabendo sobre as tendências atuais do setor.
  • Participe de festas e eventos relacionados ao mundo artístico. Faça muitos contatos, procure ficar conhecido no meio e esforce-se para ser notado.
  • Procure entender como a área em que você pretende se especializar funciona. Se você quer trabalhar como ator de teatro, por exemplo, é fundamental ler os principais autores de obras de teatro e atuação.
  • Especialize-se e mantenha uma rotina de atualização constante. Estude, faça cursos, pratique e organize apresentações públicas sempre que tiver oportunidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível