Comando de voz: diga ao seu celular o que fazer

Escrito por ellis davidson | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comando de voz: diga ao seu celular o que fazer
O reconhecimento de voz Siri está disponível no Iphone 4S e posterior (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images)

Comandos por voz permitem interagir com o smartphone sem ocupar as mãos, mas a tecnologia possui limitações; existe um limite de comandos. Navegar para aplicativos específicos, fazer ligações ou adicionar compromissos no calendário são tarefas simples. Para adicionar funções, preste atenção no sistema operacional do telefone e nos aplicativos comprados de terceiros.

Outras pessoas estão lendo

Comando de voz embutido

O comando de voz da Siri, no Iphone 4S, não é tão excepcional como o dos robôs de "Star Wars", mas não deixa muito a dever. O dispositivo pode compreender uma grande variedade de comandos, adicionar dados a seus aplicativos, captar ditados para mensagens de texto e e-mails e responder a perguntas sobre o tempo.

Os Iphones anteriores tinham sistemas de controle de voz limitados, com vocabulários pobres. De modo que você não podia pedir a ele para fazer muito mais do que chamadas locais de telefone ou controlar música. A funcionalidade de controle de voz nos celulares Android e Windows Phone 7 não evoluiu muito além desses modelos anteriores do Iphone, mas aceitam ditados para composição de e-mails ou para configurar o despertador. Até março de 2012, o Blackberry oferecia apenas uma funcionalidade limitada, como comandar o dispositivo para fazer chamadas telefônicas ou relatar o nível da bateria ou outras informações de sistema.

O processo para ativar o reconhecimento de voz é semelhante em todas essas plataformas, embora alguns dos passos possam variar um pouco. Uma pressão longa no botão inicia o reconhecimento de voz nativo na maioria dos telefones, enquanto um clique em um ícone abre um aplicativo de terceiros. Na maioria dos casos, os aplicativos de terceiros exigem um segundo clique para gravar comandos de voz ou um ditado para processamento.

Aplicativos para ditados de terceiros

Cada plataforma de smartphone oferece aplicativos desenvolvidos por terceiros, que podem aumentar os recursos internos do telefone. Em Blackberrys e Iphones sem Siri, você pode usar o Dragon Dictation para reconhecimento de texto ditado; esse aplicativo reproduz textos que podem ser copiados para outro aplicativo. O Dragon Dictation para Blackberry vai um pouco além, inserindo o ditado diretamente em uma mensagem de e-mail.

No Iphone, no Android e no Windows Phone 7, o Dragon Go! recebe instruções de voz para realizar buscas na internet. O Android representa o aplicativo Iris, como resposta à Siri; no entanto, até março de 2012, esse aplicativo permaneceu como um trabalho em progresso, no qual faltavam muitas das características que os usuários da Siri já tinham garantidas.

A loja do Android adiciona regularmente novos aplicativos para seu inventário. Se uma funcionalidade nativa do Android ou do aplicativo Iris não fornecer os extras que você necessita, acesse as ferramentas de avaliação no Market e explore as alternativas mais bem classificadas.

Tornar os ditados úteis

Apesar de você poder ditar mensagens de textos e e-mails para a Siri, no Android e no Window Phone 7 há diferenças distintas na conveniência entre os dispositivos. Começar um e-mail ou uma mensagem de texto usando a Siri é tão simples como dar um comando "e-mail (Nome do Destinatário)" Sua capacidade de começar uma mensagem no Android dependerá do sistema operacional que o seu telefone utiliza. No Android 2.1 e superiores, é preciso mover a caixa "Speak Now", pressionando a tecla do microfone no teclado da tela ou deslizando o dedo pelo teclado da esquerda para a direita e depois dizendo o comando.

O Windows Phone 7 oferece uma experiência mais padronizada em toda a plataforma: você pressiona e mantém pressionado o botão "Start" (iniciar) e diz o seu comando de voz. Também pode-se dizer ou tocar em "Help" (ajuda), se quiser que o telefone forneça alguns exemplos de comando de voz.

Com todos os três telefones, aprender o vocabulário que um aplicativo em particular entenda pode maximizar a função de ditado de comando. O sistema operacional Android mostra automaticamente uma tela de dicas quando você segura o botão de comando de voz, e a Macworld publica dicas para usar as funcionalidades na Siri. A Siri também pode aprender o vocabulário que você usa e quanto mais utilizá-lo, mais apto ficará em compreender seus comandos. Para aplicativos de terceiros, verifique a documentação do aplicativo e vá até o site do desenvolvedor do software para informações sobre vocabulário.

Limitações

Não importa qual telefone você utiliza, mesmo os aplicativos de controle de voz mais avançados demonstrarão uma capacidade limitada de entender os comandos falados. Após a Siri ter sido lançada no Iphone 4S, a PCWorld classificou o dispositivo como número um entre os smartphones na categoria de sistema de reconhecimento de linguagem natural. Isso significa que você pode fazer solicitações de diferentes maneiras. As atualizações futuras para os sistemas operacionais móveis e o reconhecimento de fala baseado em nuvem fecharão provavelmente a lacuna entre as plataformas. No entanto, se você espera que o smartphone responda a seus comandos como um profissional, estará com a expectativa muito alta. Mesmo que a tecnologia continue a evoluir rapidamente, ainda terá que aprender quais conjuntos e frases de comandos funcionam melhor em cada plataforma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível