Combatendo a queda de cabelo -- efeito do uso do metotrexato

Escrito por jenn foreacre | Traduzido por josé moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Combatendo a queda de cabelo -- efeito do uso do metotrexato
A queda de cabelos por medicamentos muitas vezes se torna mais um constrangimento (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

A queda de cabelo é um efeito colateral comum do metotrexato e outros medicamentos para o câncer e quimioterápicos. Enquanto o cabelo cresce de novo após o uso do medicamento, a depressão e o constrangimento pela perda de cabelo podem ser difícil de lidar. Felizmente, as pessoas podem implementar algumas dicas para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento novo.

Outras pessoas estão lendo

Usos para metotrexato

O metotrexato, também conhecido como Trexall, Folex PFS, Rheumatrex Dose Pack e metotrexato de sódio, é um medicamento utilizado para interferir no crescimento de certas células do corpo. Em particular, pode ser usado especificamente nas células da medula óssea, da pele e cancerosas. O metotrexato pode ser prescrito para pessoas com certos tipos de câncer de pele, cabeça, pescoço, pulmão ou mama e também pode ser utilizado em doses menores para tratar casos severos de artrite reumatoide ou psoríase.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais moderados incluem náuseas, dor de estômago, vômitos, dor de cabeça, tonturas, fadiga, sangramento das gengivas e visão turva. Os efeitos colaterais mais graves que merecem atenção médica são falta de ar, tosse seca, diarreia, sangue na urina ou fezes, diminuição da urina, febre, calafrios, dores no corpo e sintomas de gripe, dor de garganta e dor de cabeça com uma erupção cutânea grave ou bolhas, pele pálida e fácil sangramento e hematomas e icterícia.

A função renal ou hepática também pode ser prejudicada pelo uso de metotrexato, por isso é importante examiná-los regularmente.

De acordo com a Medicina Mundial e BreastCancer.org, a queda de cabelo também é um efeito colateral comum de metotrexato, embora os efeitos colaterais variem de pessoa para pessoa.

Lidando com a queda de cabelo

A queda de cabelo é um efeito colateral que muitas vezes ocorre como resultado do uso de metotrexato e outros medicamentos para o câncer. Ela acontece porque as drogas focam as células que se dividem rapidamente. As células cancerosas se dividem rapidamente, mas o mesmo acontece com as células saudáveis​​, como os folículos pilosos do cabelo. Você pode perder uma parte ou até mesmo todo o cabelo, dependendo de como o organismo reage à medicação.

A queda de cabelo pode ser chocante, constrangedora e deprimente. Busque o apoio da família e amigos para ajudá-lo a lidar com esse problema. Se se sentir desconfortável, use lenços, chapéus, xales ou até mesmo perucas quando estiver em público. E tente manter o pensamento positivo, porque quando parar de tomar o metotrexato, o cabelo vai crescer novamente.

Revertendo a queda de cabelo

Enquanto estiver tomando o metotrexato, não há muito o que fazer para evitar a queda de cabelo. Alterar os medicamentos ou ajustar a dose são ações que dependem da supervisão de um médico. Se a queda de cabelo ocorrer com você, converse com o médico antes de o problema surgir, de modo que possa se preparar.

Uma dieta saudável ajuda na queda de cabelo, especialmente se ingerir muita proteína e tiver estoques de vitamina B, ferro e magnésio. Escolha alimentos ricos em proteínas e dessas vitaminas e minerais, ou tome suplementos para garantir a ingestão de quantidades substanciais. Mesmo que as mudanças na dieta não evitem a perda de cabelo totalmente, cooperam para o crescimento mais rápido quando voltar a crescer ao parar de tomar metotrexato.

Os medicamentos por via oral e cremes tópicos ajudam a estimular o crescimento de novos cabelos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível