Como combater cantadas indesejáveis no trabalho

Escrito por george kramer | Traduzido por guilherme rocha
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Como combater cantadas indesejáveis no trabalho
Saiba evitar cantadas indesejáveis no trabalho (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

O flerte no ambiente de trabalho é uma prática inaceitável que deve ser evitada a todo custo. Há várias ramificações deste comportamento, e você deve considerar todas as opções antes de algo seja feito contra você e acabe trazendo consequências prejudiciais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

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    Repelir uma cantada é algo que deve ser feito com calma e determinação, para que nenhuma repercussão negativa ocorra. Além disso, diferenciar o que é uma cantada explícita de alguém que está sendo apenas uma pessoa gentil pode fazer muita diferença. Saiba discernir um do outro; do contrário, você pode acabar acusando alguém de comportamento inadequado e esta pessoa ser completamente inocente, ou você pode ser acusado de comportamento indecente, quando na verdade não tinha a intenção. Se você sentiu que alguém passou dos limites, deixe claro para que essa pessoa evite fazer o mesmo no futuro. Isso causa muito menos dores de cabeça a todos os envolvidos.

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    Com o mundo do politicamente correto tomando conta de nossa sociedade, não surpreende que as pessoas estejam confusas. Alguns homens e mulheres não se sentem à vontade com um sorriso ou contato visual prolongado, então a melhor coisa a se fazer é conhecer as pessoas e suas idiossincrasias. Pode ser difícil às vezes, já que seu objetivo pode ser amigável e alguém enxergar mais do que isso. No entanto, pecar por excesso de cautela pode ajudar a evitar uma situação constrangedora. Nada é pior do que querer ser gentil com alguém, especialmente com um colega de trabalho, e ele ou ela confundir suas intenções. Apesar de vermos o flerte ocorrendo no local de trabalho, algumas pessoas optam por não mudar em nada para diminuir suas preocupações. Se você se incomoda em ter alguém dando em cima de você ou mostrando características que você acredita serem degradantes, você deve expressar este incômodo.

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    Repelir uma cantada indesejada pode ser algo capcioso. Alguém que foi desprezado por você pode acabar inventando que você é quem começou tudo. A primeira coisa a se fazer é avisar a esta outra pessoa que seu olhar ou jeito de falar não agradou, e que caso isto se repita, você fará uma queixa. Isto demonstrará à outra pessoa que você está falando sério. Se você acabar irritando esta pessoa, é possível que ela lhe denuncie, dizendo que você começou tudo. Talvez seja melhor falar com a pessoa responsável pelo departamento, a menos que seu problema seja com o chefe. Se este for o caso, você precisará ir ainda mais alto na hierarquia. O departamento de recursos humanos lida com este tipo de reclamações. No entanto, se estamos falando de uma empresa privada e a pessoa que comanda a empresa é o autor da aproximação não desejada, fica mais difícil fazer algo. Ele ou ela pode parar depois de você dizer que não está feliz com a cantada, ou pode continuar, sem o medo de retaliação. Neste caso, talvez seja melhor tomar outras providências. Se seu chefe não tiver caráter, ele pode querer demiti-lo. Seja fiel a você mesmo, e esta será a melhor vingança, caso você tome as medidas necessárias. O ditado diz que "o que vai, volta".

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    No entanto, é importante ter outras coisas em mente. Em algumas culturas, o espaço entre as pessoas é menor que em outras. Se você tem um funcionário ou algum encarregado que pertença a outra cultura, pode ser difícil que esta pessoa mude rapidamente as tradições de uma vida toda. No entanto, ainda assim é responsabilidade da empresa e da pessoa em questão se adaptar a um comportamento profissional adequado.

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    Evitar cantadas indesejáveis deve ser uma prioridade em qualquer ambiente profissional. Não é ético e é injusto com o esposo ou esposa e com os filhos da pessoa afetada. Se você está interessado por alguém em seu trabalho, o melhor a se fazer é não fazer nada. A aproximação pode levar a demissão e divórcio. Por que se arriscar, quando o melhor é evitar?

Dicas & Advertências

  • O flerte no trabalho deve ser evitado.
  • Não comece um namoro no trabalho sem compreender suas consequências. Não envolva-se amorosamente com ninguém para subir na carreira, porque isso trará más consequências no futuro.

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