Como escrever uma carta de descontentamento

Cartas de descontentamento devem ser educadas e profissionais

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Para a maioria das pessoas, descontentamento faz parte da vida. O sentimento é tão comum que muitas pessoas aguentam a emoção sem reclamar, o que alimenta uma piscina crescente de ressentimento. Elas podem inventar desculpas para as ofensas, dizendo a elas mesmas "Eles estão fazendo o melhor que podem". Isto pode ser verdade, mas um pouco de crítica construtiva nunca machucou ninguém. Negócios ou outras entidades que recebem cartas de descontentamento percebem que é melhor deixar espaço para melhorias. Como diz o ditado, ''A roda que range recebe a graxa".

Step 1

Organize seus fatos. A pessoa ou companhia para a qual você está escrevendo não pode melhorar seu comportamento ou negócios se você não explicar com clareza como elas o desapontaram. Antes de escrever a carta, faça uma lista de momentos em que você se sentiu desapontado, organizada de forma cronologicamente. Se você possuir documentos oficiais de outras fontes, também tenha-os em mãos antes de começar a sua carta.

Step 2

Liste suas queixas. Explique com clareza quais eram suas expectativas e como elas não foram atendidas. Use documentos de outras fontes caso seja necessário.

Step 3

Explique como estas queixas o deixaram. Por exemplo, se você estiver escrevendo para uma companhia de fast food sobre consecutivos atendimentos grosseiros, explique que isto o deixa se sentindo como se seu dinheiro não fosse valorizado dentro da empresa deles.

Step 4

Seja gentil. Lembre-se que o objetivo de sua carta é ajudar a pessoa ou organização a melhorar, não degradá-las. Você estará simplesmente apontando medidas que acredita que possam ser feitas para eles melhorarem. Quando estiver escrevendo a carta de descontentamento para uma empresa, lembre-se de que a pessoa que está lendo a carta provavelmente não será a pessoa com a qual você tem uma queixa. Não seja rude ou desagradável. Mantenha o tom da carta gentil ou, pelo menos, profissional.

Step 5

Faça sugestões para melhorias. Agora que você apontou o problema, auxilie-os em relação à solução.

Step 6

Apresente suas exigências. Se você acha que merece restituição por sua experiência, uma carta de descontentamento é onde você pode pedir. Se estiver pedindo por um reembolso direto ou um serviço com desconto no futuro, indique que atender as suas exigências é um passo para o manter como cliente.

Step 7

Digite a carta. A apresentação profissional de seu descontentamento fará com que o recipiente saiba que você está sendo sério.

Step 8

Faça cópias da carta. Se sua carta se perder, isto pode se tornar um problema de litígio, ou se tornar a primeira de uma série de cartas de descontentamento, então você deve ter uma cópia. Se estiver incluindo outros documentos com sua carta, faça cópias destes também. Sempre mantenha os documentos originais com você.

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