Mais
×

Como combater a infestação de pulgas em uma casa

Atualizado em 21 novembro, 2016

Existem diversos pulgicidas e repelentes para pulgas disponíveis no mercado, sendo certo que muitos deles atingem diferentes graus de eficácia. A maioria desses produtos encontrados no comércio contêm substâncias químicas que matam as pulgas, mas que podem ser prejudiciais à sua saúde, da sua família e dos animais de estimação. Os remédios caseiros e naturais à base de extratos de laranja são uma alternativa mais segura do que os remédios convencionais. Faça-os em casa, utilizando extratos de cascas de laranja, óleo de laranja ou substâncias cítricas como d-limoneno ou linalol.

As substâncias contidas na laranja são perfeitas para eliminar problemas com pulgas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Por que as laranjas?

Tanto o d-limoneno quanto o linalol são substâncias contidas no óleo de laranja que são altamente eficazes na luta contra as pulgas. Essas substâncias dissolvem o revestimento protetor ceroso das pulgas, fazendo com que elas desidratem e morram. Criar uma solução à base de laranja para ser usada em casa é uma opção barata e simples, responsável ainda por diminuir a exposição da sua família e dos animais de estimação aos produtos químicos potencialmente nocivos. No entanto, é imperativo a diluição do óleo de laranja na água, a fim de torná-lo seguro e não irritante para a pele dos animais.

Spray de casca de laranja

Pegue um saco de laranjas e corte-as em fatias para começar a preparar o spray pulgicida natural. Coloque os pedaços de laranja em uma panela com 1 ou 2 colheres de chá de sal, juntamente com 8 a 10 copos de água. Leve a mistura ao fogo até ferver e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar. Coe os pedaços de laranja da panela e despeje a mistura em um frasco de spray. Aplique o produto em qualquer área onde o animal de estimação frequenta, como a casinha, certas áreas do quintal, lugares favoritos embaixo de móveis e ao longo dos rodapés. Depois de dar um bom banho no bichinho, aplique o spray diretamente na pelagem, evitando os olhos. Pergunte a um veterinário a maneira correta de usar esse spray em gatos, pois produtos à base de laranja podem ser nocivos aos felinos.

Xampu de óleo de laranja

Também é possível fazer um xampu à base de laranja, adicionando 1/2 colher de chá de óleo de laranja para 1/4 de xícara de xampu para animais de estimação, misturando completamente. Dê um banho no animal com o produto. Lave a cabeça e o pescoço utilizando o xampu, porém, não permita que o produto entre em contato com os olhos do animal. Enxague-o com uma quantidade suficiente de água para remover completamente todas sobras do produto de limpeza. Lembre-se de perguntar ao veterinário antes de usar esse xampu em gatos, uma vez que produtos derivados do óleo de laranja podem ser nocivos a eles.

Outros métodos de controle

Os produtos que contém óleo de laranja diluído em sua composição funcionam muito bem para o controle das pulgas, mas para ser mais eficaz, é importante combiná-los com outros produtos e métodos de controle dessa praga. Por exemplo, jogue cascas de banana abaixo do deck ou abaixo dos arbustos do quintal para repelir as pulgas. Limpe a superfície dos móveis com cera de polir para evitar a presença dos insetos no mobiliário. Para ajudar a desidratar e matar as pulgas, polvilhe terra de diatomáceas em torno do quintal ou ao redor da casinha do animal de estimação. Finalmente, aspire a casa diariamente para remover esses insetos. Esvazie o aspirador após cada sessão e adicione uma bola de algodão umedecido com óleo de laranja junto ao saco ou vasilha, a fim de eliminar as pulgas que ainda possam estar no interior do aparelho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article