Combinações de cores para o quarto

Escrito por j.e. myers | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Combinações de cores para o quarto
A combinação certa de cores influencia o humor das pessoas no ambiente (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A cor é o aspecto e elemento mais marcante de qualquer decoração, pois exerce influência direta sobre o nível de conforto do ambiente, bem como no humor dos ocupantes do cômodo. Sabendo quão importante a cor é para o sucesso de um cômodo, muitos decoradores ficam intimidados quando se trata de escolher esquemas de cores. Felizmente, existem várias maneiras inteligentes para criar uma ótima combinação de cores, sem ter um diploma em arte ou design.

Outras pessoas estão lendo

Pegue o olho de um artista emprestado

Pintores têm um olho quase perfeito, uma visão e sensação naturais de cores e combinações. O sucesso de seu trabalho depende de colocar pigmentos coloridos em superfícies de uma forma visualmente atraente. Você pode pegar emprestado esse dom facilmente. Visite uma biblioteca, um museu de arte ou uma loja de pôsteres e folheie as coleções de artes plásticas. Concentre-se nos grandes pintores de períodos diferentes e reconhecidos na história da arte. Olhe para as fotos de trabalhos desde o Renascimento até os artistas modernos, como Warhol. Encontre as que lhe agradam ou comovem, procurando por aquelas que despertam um sentimento vivo ou que acalmam. Não teorize demais a arte ou o assunto, apenas perceba sua reação aos esquemas de cores. Escolha o seu quadro favorito no grupo e estude as combinações de cores.

Por exemplo, um quadro famoso como o "Girassol", de Van Gogh, combina tons dourados, verdes e marrons em uma combinação perfeita. Copie este esquema de cores para o seu quarto, tanto em termos de cores (combinando tonalidades exatas e tons) e proporções. Seu cômodo "Van Gogh" será tão bem-sucedido como a pintura do artista. Obviamente, enquadre uma cópia de sua peça de inspiração para a parede, se o estilo combinar.

Pegue emprestado da natureza

Tire uma fotografia bonita de um cenário natural de uma paisagem que você ama e pegue emprestado essas combinações de cores também. Concentre-se em fotografias bem-sucedidas comercialmente, encontradas em livros e cartões postais. Quando se trata de um olho para boas combinações de cores, as fotografias profissionais são geralmente mais confiáveis ​​do que as amadoras.

Uma fotografia de um belo lago canadense contará com a água e o céu azuis, coníferas verdes e colinas brancas cobertas de neve. Pegue essas cores (em tons precisos, matizes e tonalidades, bem como as proporções) e aplique-as no seu quarto para replicar o efeito. Se a fotografia é boa e você segui-la fielmente, será difícil errar o alvo. Enquadrar uma cópia da imagem e exibi-la na parede para homenagear o seu pedaço de inspiração pode ser uma boa ideia.

Pegue emprestado de tecidos e papéis de parede

Como artistas, os designers de tecidos têm um bom olho para a cor que você pode confiar. Vá a uma loja de tecido ou papel de parede e folheie as coleções. Peça amostras de padrões que você goste. Estude as combinações de cores e proporções. Um belo brocado composto de vários tons de marrom e marfim que seja bom o suficiente para decorar uma cama também deve servir para todo o cômodo. Um papel de parede que tenha casas de passarinho pode não combinar com o design do seu quarto, mas as combinações de cores são o que você precisa. Combine os tons do tecido nas mesmas proporções em todo o quarto. Como um bônus adicional, inclua em um local do quarto seu tecido ou papel de parede que serviu de inspiração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível