Combinações dos dedos no método Suzuki para violão

Escrito por tim hesse | Traduzido por vinícius albuquerque
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Combinações dos dedos no método Suzuki para violão
O método Suzuki inclui exercícios de combinação de dedos (classical guitar player image by Kho Guan Ann from Fotolia.com)

O método Suzuki para violão apresenta combinações alternadas de dedos bem no início do curso. O violonista clássico iniciante pratica tocando melodias e arpejos com combinações de dedos diferentes para aumentar a destreza manual.

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Convenção de nomenclatura

Como foi desenvolvido para violão clássico, o método utiliza os nomes tradicionais em espanhol e suas siglas minúsculas correspondentes para cada dedo da mão direita: "p" para "pulgar" (polegar); "i" para "indicio" (indicador), "m" para "medio" (dedo médio) e "a" para "anular" (anelar). Violonistas do estilo clássico não usam o dedo mindinho da mão direita. As combinações de dedos são exibidas com combinações de siglas, tal como "i-m" ou "m-a".

Alternância básica e melodias

Quando o instrumentista toca as cordas, alterna os dedos da mão direita. Alternar economiza energia, minimiza a possibilidade de tensão muscular e aumenta o limite máximo da velocidade de execução. O primeiro exercício do método para alternância de dedos usa a combinação "i-m", na qual o violonista alterna entre tocar com o indicador e com o dedo do meio da mão direita.

Alternância de cordas e arpejos

Este método também utiliza exercícios de combinação de dedos para alternar entre duas cordas e para tocar arpejos completos. O primeiro volume do curso inclui exercícios básicos de alternância de cordas, com todas as combinações de dedo possíveis: i-m, i-a, m-i, m-a, a-i, a-m. Ele também tem combinações para tocar arpejos juntamente com o polegar, tal como "p-m-i-a".

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