Como combinar resistores para alcançar uma determinada resistência

Escrito por brian richards | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Resistores são componentes eletroeletrônicos que resistem à passagem de corrente em um circuito e regulam a tensão do sistema. Os resistores são medidos em ohms, e aumentar a resistência de um resistor vai diminuir a quantidade de corrente que passa por um circuito. Mesmo que resistores venham em uma variedade de resistências, nem todos os valores de resistência podem ser obtidas com um único resistor. Em vez disso, os resistores devem ser combinados para se obter uma certa resistência. Eles podem ser associados em série ou em paralelo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque resistores em série (um depois do outro na mesma linha da corrente) para aumentar o valor da resistência. A resistência total é calculada pela soma da resistência oferecida por cada resistor. Por exemplo, se um resistor de 5K (K significa 1000, então temos que 5K ohms é igual a 5000 ohms) é colocado em série com um resistor de 10K (10000) ohms, a resistência total do circuito será de 5 + 10, ou 15K (15000) ohms.

  2. 2

    Coloque resistores em paralelo (em diferentes linhas de corrente que eventualmente se reconectam) para diminuir a quantidade da resistência. A resistência total é calculada somando os inversos das resistências e, em seguida, tomando o inverso do resultado. Por exemplo, se um resistor de 5K ohms é colocado em paralelo com uma resistência de 10K ohms, a resistência total seria o inverso de 1/5 + 1/10, ou 3,3k ohms.

  3. 3

    Combine vários resistores em série e em paralelo usando a formula de resistência para conseguir a sua resistência especifica. Por exemplo se você precisa de uma resistência total de cerca de 8K ohms, mas só tem acesso a resistores de 5K e 10K ohms, coloque um resistor de 5K ohms associado em paralelo com um resistor de 10Kohms e um resistor de 5Kohms associado em serie com esse conjunto. A resistência total do circuito seria o inverso de 1/5 + 1/10 (3,3) + 5 para um total de 8,8K ohms.

Dicas & Advertências

  • A razão pela qual a resistência aumenta quando os resistores são colocados em série, mas diminui quando os resistores são colocados em paralelo é explicada pela lei de Ohm. A lei de Ohm diz que a corrente pode ser expressa pela razão entre a resistência e a tensão (isto é, corrente é igual a tensão dividida pela resistência). Quando os fios são divididos em dois caminhos, a quantidade total de corrente disponível aumenta, porem a tensão permanece constante. Para que a equação de Ohm seja balanceada, a quantidade de resistência precisa diminuir. Portanto, resistores colocados em paralelo (em fios de divisão) produzem menos resistência global do que se esses mesmos resistores forem colocado em série (em um único fio). Quando você quiser aumentar a resistência para um valor maior do que qualquer resistor associado, associe os resistores em série. Quando você quer diminuir a quantidade de resistência para um valor menor do que qualquer resistor associado, associe os resistores em paralelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível