Como combinar roxo com outras cores e tons

Escrito por linda donahue | Traduzido por marlon campos
Como combinar roxo com outras cores e tons
O roxo pode ser mais vermelho ou azulado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Antigamente, o roxo já foi uma cor nobre, não podendo ser usada por camponeses e servos. Por se tratar de uma cor secundária, formada pelas cores azul e vermelho (ou, mais precisamente, pigmentos azul e vermelho), ela possui diversos tons, que podem tender tanto para o azul quanto para o vermelho. Assim, o segredo para combinar outras cores com o roxo é justamente determinar sua tonalidade em relação às cores primárias.

Instruções

  1. 1

    Identifique a tonalidade do roxo. Veja se ele é puro e equilibrado ou se possui tons mais avermelhados ou azulados.

  2. 2

    Combine o roxo de acordo com suas tonalidades secundárias. Um roxo avermelhado deve ser usado junto com vermelho puro, enquanto um que seja mais azulado irá combinar com azul puro. Se o roxo tender mais para o lilás ou lavanda, o ideal é combiná-lo com tons mais claros de azul. Da mesma forma, um roxo fúcsia fica bem junto com rosa. Além disso, a maioria dos tons de púrpura costumam combinar com cinza ou preto.

  3. 3

    Use amarelo junto com roxo para criar um contraste. Essa combinação de cores opostas é bastante popular e tende a ser muito brilhante. Nesse caso, usa-se normalmente o roxo puro (ou balanceado).