Combustíveis usados em nosso dia-a-dia

Escrito por s.f. heron | Traduzido por karyn meyer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Combustíveis usados em nosso dia-a-dia
Usamos diversos tipos de combustível em nosso cotidiano. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Todas as pessoas usam uma grande quantidade de energia em forma de combustíveis fósseis todos os dias. Até mesmo a menor criança tem um impacto em nosso ambiente. A maior parte dos combustíveis usados em nossa vida cotidiana provém de fontes não-renováveis. Uma vez que usamos estes combustíveis, não há mais volta. Todos os dias tomamos banho, cozinhamos, limpamos, dirigimos e usamos produtos criados a partir do uso de vários tipos de combustível. Vamos ver como utilizamos cada tipo de combustível em nosso dia-a-dia.

Outras pessoas estão lendo

Gasolina

O combustível mais óbvio usado em nossa vida cotidiana abastece nossos carros, ônibus escolares e caminhões todos os dias. Gasolina e diesel são combustíveis não-renováveis, criados a partir de poços de petróleo cru na terra ou nos oceanos. Usamos gasolina nos cortadores de grama e outros equipamentos de manutenção. Locais de construção abastecem seus caminhões de entulho, retroescavadeiras, guindastes e outros tipos de equipamento com diesel.

Combustíveis usados em nosso dia-a-dia
Combustíveis fazem parte de nosso dia-a-dia.

Gás natural

Gás natural pode ser usado para suprir sistemas de aquecimento, fogões, aquecedores de água e secadoras em residências. Este combustível, segundo a organização Gás Natural (Natural Gaz.org). é uma fonte de energia limpa e possui uma boa capacidade energética. Ele é constituido principalmente de metano mas pode conter também outros gases. Pode ser frequentemente encontrado em depósitos subterrâneos próximo a bolsões de petróleo, uma vez que este emite gases que sobem a níveis mais elevados dos bolsões presos entre camadas de pedras.

Carvão

Muitas usinas elétricas queimam carvão como fonte primária de combustível para fornecer eletricidade para as residências em todo o país. Segundo a Fundação Americana de Carvão (American Coal Foundation), a energia elétrica advinda deste combustível abastece mais da metade das casas no Estados Unidos. Máquinas esfarelam o carvão em partículas que são colocadas em uma fornalha. Sua queima produz calor para aquecer a água criando vapor para abastecer uma turbina que gera energia mecânica. Tal energia é convertida em energia elétrica por um gerador que irá transmiti-la pelas subestações, chegando assim aos consumidores finais.

Combustíveis usados em nosso dia-a-dia
Produção de energia elétrica pode ser feita pela queima de carvão.

Água

Água é frequentemente chamada de combustível da vida por uma boa razão. Nossos corpos são constituídos por cerca de 60 a 75 porcento de água. Tomamos banho, lavamos roupa, cozinhamos e bebemos todos os dias. Essa forma de combustível também gera força para casas próximas a rios e correntes de água. Barragens bloqueiam o fluxo da água, criando energia potencial conforme ela se acumula.Quando as comportas são liberadas, a água flui em direção a uma grande turbina. A energia mecânica é convertida em energia elétrica para depois ser transmitida para um transformador para aumentar a saída elétrica. Esta fonte renovável de energia limita a poluição do ar e, de acordo com a U.S.Geological Survey, fornece cerca de 7% da eletricidade dos Estados Unidos.

Energia solar

Nos beneficiamos da energia do sol todos os dias. Ele aquece a Terra, fornece calor, alimenta o ciclo da água que é responsável pelo clima e auxilia as plantas a crescerem. A luz solar ajuda na geração de vitamina D, necessária para a absorção de cálcio. A energia solar controla nossos padrões cotidianos de descanso e atividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível