O que come um camaleão-pantera ?

Escrito por kylene arnold | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que come um camaleão-pantera ?
O camaleão-pantera come uma variedade de minhocas e insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O camaleão-pantera é o nome dado a um colorido camaleão. Estes grandes lagartos arborícolas são nativos de Madagascar, mas aparecem em muitos outros países, como animais de estimação exóticos. Camaleões machos, em particular, são os favoritos de muitos aficionados por causa de sua coloração vibrante, vermelha, amarela, azul ou verde, que muda frequentemente de acordo com o humor e o ambiente do camaleão. No entanto, apenas se forem saudáveis e bem alimentados os lagartos podem manter essas cores brilhantes, por isso é importante que você dê ao seu lagarto uma dieta saudável e equilibrada.

Outras pessoas estão lendo

Baratas e grilos

As baratas e grilos estão entre os alimentos mais nutritivos para a camaleão-pantera, porque eles são fáceis de destripar antes de oferecê-los ao seu camaleão. Destripar envolve dar alimentação e comidas saudáveis aos insetos​​, como frutas frescas, vegetais, flocos de peixe ou um alimento processado para insetos, pelo menos quatro horas antes de serem colocados na gaiola do camaleão. Isto é necessário porque os insetos comercialmente destripados não são tão ricos em nutrição como alimentos silvestres.

Insetos, minhocas e ratos

Moscas domésticas, drosófilas, mantídeos, super minhocas, larvas de farinha, bicho da cera, vermes de chifres e bichos da seda também são uma parte essencial da dieta de um camaleão-pantera. Você pode comprar estes em lojas de animais ou encontrar o seu próprio. Alguns criadores advertem contra larvas de farinha, no entanto, é pelo fato de eles ter menos valor nutritivo do que outras fontes de alimento e seus exoesqueletos podem acumular-se no intestino do camaleão, causando obstrução. O bicho da cera também deve ser oferecido com moderação, pois são ricos em gordura. Camaleões-pantera também podem comer insetos selvagens, no entanto tome cuidado, não dê alimentação que possa ter sido contaminada por pesticidas. Evite insetos que picam, como vaga-lumes, que podem matar o lagarto. Como um tratamento, você também pode oferecer ao seu camaleão um camundongo rosado.

Preparação da comida

Polvilhe cada inseto com um suplemento de cálcio antes de colocá-lo na gaiola do lagarto. Uma ou duas vezes por semana polvilhe a comida com um suplemento vitamínico e mineral. Como estes camaleões preferem comida vida, normalmente você pode colocar os insetos em um copo cheio com o suplemento, para que eles sejam revestidos. Cada grilo e barata deve ter um diâmetro inferior a um terço da largura da cabeça do lagarto e deve ser mais curto do que a distância entre os seus olhos. Isto garante que seja seguro para o lagarto consumir o alimento.

Alimentação

Alimente os jovens camaleões-pantera todos os dias e os adultos a cada dois dias. Ao envelhecer seu apetite diminui, mas isso não deve ser motivo de preocupação. Você pode não ver inicialmente seu camaleão comer, uma vez que ele vai lentamente caçar e consumir os insetos, um de cada vez. Mas um lagarto saudável vai consumir todos os alimentos antes do dia seguinte. Sempre que possível, ofereça de 8 a 10 insetos vivos de uma vez. No entanto, se isso não for possível, tal como quando se alimenta camaleões jovens que podem comer 20 a 30 insetos por dia, coloque uma bacia de insetos no fundo da gaiola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível