Como começar uma empresa de costura

Escrito por morgan rush | Traduzido por lígia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como começar uma empresa de costura
Máquinas de costura são essenciais para começar um negócio de costura (seamstress image by Denis from Fotolia.com)

Fazer bordado delicado para vestidos de noiva, costurar cortinas para escritórios executivos de negócios, consertar roupas rasgadas de crianças e criar itens especiais artesanais, todas essas menções enquadram-se na categoria de empresas de costura. A ampla gama de opções empresariais e a oportunidade de artesanato criativo faz a indústria de costura uma escolha atraente para quem quer associar conhecimentos de costura a um toque de negócios. Entender as necessidades básicas para iniciar um negócio de costura é um passo para o sucesso duradouro.

Outras pessoas estão lendo

Planejando as necessidades

Iniciar um negócio de costura começa muito antes de colocar uma fachada com o nome da empresa em um local. Você terá que criar um plano de negócios detalhado, fazer uma pesquisa de mercado, visitar lojas da área, para determinar o nível de concorrência, e identificar um nicho promissor. Planos de negócios identificam os tipos de serviços de costura oferecidos, as taxas e o modo de administrar pagamentos, faturamento e contabilidade. Dinheiro de investimento, não importa a quantia, continua a ser uma necessidade básica para iniciar um negócio de costura, para pagar a abertura da empresa e os custos do dia a dia de gestão antes que os lucros comecem a fluir.

Legalidades

Todas as empresas, incluindo as de costura, devem cumprir determinadas obrigações legais para serem consideradas empresa legítimas. Você precisará de licença para funcionar e um número de identificação fiscal. Consulte profissionais jurídicos ou peritos fiscais, para estabelecer uma sociedade ou uma parceria. Se a empresa de costura vender produtos, como agulha, linha, máquina de costura, tecido ou outros materiais, um alvará de funcionamento será necessário.

Vitrine

Para a opção de construir uma vitrine, será necessário alugar ou comprar uma instalação adequada. Locais comerciais devem ter bom tráfego de pedestres, estacionamento acessível, bairros seguros, comércios complementares nas proximidades (como lojas de tecidos) e vitrines, para que os clientes possam ver seus produtos ou entrar na loja para conferi-los de perto. Para exibição, pode-se colocar vestidos com bordados em pedraria ou outras peças para festas. O mostruário deve incluir vitrines, balcões para material de corte, uma sala de trabalho, espaço de armazenamento e um balcão para realização de negócios. Outros escritórios básicos devem incluir registo de atividades, telefone, software de contabilidade e folhas de fatura.

Suprimentos de costura

Suprimentos básicos de costura variam, dependendo do tipo de empresa e das necessidades dos clientes. Para produzir grandes quantidades de determinados produtos, como camisetas, tenha um protótipo a partir do qual as costureiras possam trabalhar. Máquinas de costura aceleram e padronizam as peças. Tenha contato com fabricantes de confiança, para garantir um fornecimento estável de tecidos, padrões, zíperes e hastes de cortina. Espelhos, manequins e costureiras também são requisitos para um negócio de costura; vestiários também podem ser necessários caso precise fazer alguma modificação ou serviços personalizados.

Propaganda

Publicidade e marketing podem crescer com a sua empresa, mas serão necessários, ao menos, anúncio em listas telefônicas, cartões de visita e divulgação da loja. Mais tarde, você poderá adicionar uma página com fotos profissionais de seus produtos e projetos bem-sucedidos de costura, depoimentos de clientes satisfeitos e um segmento de suprimentos básicos de varejo, como tesoura, botões, fitas de medição e padrões. Folhetos podem promover aulas de costura, demonstrações técnicas e consultas gratuitas com especialistas de costura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível