Como começar um negócio de automação residencial

Escrito por contributing writer | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como começar um negócio de automação residencial
Painel de parede com touch screen baseado em Windows XP personalizado para o cliente

Começar um negócio de automação residencial pode ser divertido, emocionante, cansativo, gratificante ou qualquer outra coisa que o seja. Há tantas coisas para fazer, a fim de se preparar. Há muitas possibilidades a considerar. Por onde começar?

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como começar um negócio de automação residencial

  1. 1

    Escreva um sumário executivo (não um plano de negócios; isso virá depois). À medida que você se aprofundar no ramo, ao longo dos anos, o plano de negócios irá se concretizar. Com boa documentação, elaboração de estratégias e uma mente comercialmente esclarecida, o plano de negócios deverá ser um documento substancial lá pelo terceiro ano. Até lá não se preocupe muito com isso, no entanto, você deve escrever um sumário executivo. Quais são suas intenções? Quem você vê como a sua clientela, e o que você imagina fazer por eles? Qual é o seu histórico para chegar a este negócio?

  2. 2

    O próximo passo sem dúvida se tornará a primeira parte elaborada do plano de negócios. Definir quais serão os principais produtos. O serviço é um produto e precisa que taxas lhe sejam atribuídas, mas, o mais importante é definir qual dos sistemas de controle será o principal para a empresa. Você precisará iniciar um relacionamento com essas empresas e/ou canais de distribuição. Os sistemas de controle têm muitos outros sistemas que podem estar integrados com eles, mas você precisa de uma base. Alguns exemplos de sistemas de controle mais importantes são: Crestron, AMX, sistemas de Home Elan, Logic Home (agora propriedade da Elan, mas ainda um sistema separado) e HAI (Home Automation Inc.).

    Enquanto isso, há algumas coisas a considerar. Você está vendendo para pessoas com alto ou baixo poder aquisitivo? As empresas acima são listadas em ordem decrescente. No mundo da automação residencial (ou "smart homes"), há muita variedade de instaladores / projetistas. O pessoal da Crestron tem os projetos mais caros e em menor quantidade. A escala decresce. Os projetos da Crestron são também os mais difíceis de instalar. Requerem uma especialização na área de engenharia (bem como um profundo conhecimento dos sistemas elétrico ou de segurança) e de programação real. Embora o ambiente de programação seja semelhante a um C ou C + +, é na realidade um código de linha por linha. Os outros (excluindo AMX, que é muito próxima à Crestron) tem uma interface mais fácil bastando alguns cliques para configurar o sistema. Eles custam menos, a instalação é mais rápida, exigem menos manutenção e como resultando em menor preço de varejo. Empresas de segurança e de instalações elétricas frequentemente usam esse tipo de material de baixo custo final. Se você quer ter uma verdadeira empresa de engenharia de automação residencial, então você deve escolher entre as marcas Crestron e AMX.

    Alie-se a um canal de distribuição (talvez eles exijam que você se associe antes de entregar informações de preços, então você pode precisar se associar, se não, adie a associação). Conheça o seu preço e configure alguns sistemas como exemplos hipotéticos apenas para se familiarizar com eles. Uma ou duas aulas de informações técnicas (geralmente oferecidas pelos distribuidores) seria bom também.

  3. 3

    Obtenha clientes. Esqueça todas as outras coisas relacionadas com a propriedade de um negócio. Basta conseguir um cliente. Lembre-se: obtenha as outras coisas somente quando necessário. Uma regra muito prudente nos negócios é não gastar tempo ou dinheiro em algo a menos que seja estritamente necessário, caso contrário, a empresa rapidamente se transformará numa empresa que perde dinheiro. Neste momento o novo empreendimento não precisa de muito, e haverá diversas tarefas a serem feitas, ou seja, no início você não terá algumas coisas (seguro, por exemplo) que serão necessárias, por isso deverá se esforçar em obtê-las rapidamente. São os ossos do ofício.

    Vamos planejar. O primeiro cliente é mais provável (e deve) que seja alguém que já conhece e confia em você pessoalmente. Talvez tenham observado sua capacidade em outros aspectos e estão dispostos a dar-lhe uma chance. Depois de conseguir esse cliente, você deve aceitar um cheque em pagamento adiantado, agora é hora de se associar ao distribuidor. Licenças, seguros, funcionários, etc. virão depois, da mesma forma. Adie o máximo possível (dentro da lei) qualquer coisa que venha a gastar dinheiro!

    Mantenha o primeiro projeto simples. Por mais dinâmico e objetivo que você seja é mais difícil manter o projeto simples do que começar a desenhar um intrincado um sistema de automação residencial. É assim que a pessoa se mete em dificuldades num projeto de smart-home. Estes sistemas são mais complicados para se conceber e instalar.

  4. 4

    Sempre exija a metade como adiantamento do projeto. Mesmo que seja alguém de sua confiança. Uma coisa que você tem que se acostumar como proprietário de uma empresa é a de que não existem variações em seu modelo de negócios. Você precisa manter o plano. Você não está no negócio para perder dinheiro. Este tipo de empresa depende muito de um empreiteiro de construção. É desnecessário dizer que haverá concorrência. Exija metade do valor do projeto como adiantamento. Projete um cronograma para a instalação do projeto. Os outros dois quartos de pagamento devem ocorrer em datas específicas, e não em etapas do projeto. Os clientes vão sempre encontrar uma maneira de dizer que você não completou algum detalhe, mas não podem dizer que não seja a data específica.

    Permita que o cliente conserve de 5 a 10 por cento do último pagamento trimestral, em caso de insatisfação você poderá negociar. Poderá dizer que esta é a parte do seu lucro. Isso justifica o outro valor que foi usado para cobrir seus custos e dá ao cliente algo como garantia, a fim de justificar a qualidade do seu trabalho.

    No final do projeto a documentação e os pontos críticos (os que o cliente vê como ainda incompletos ou precisando de melhorias) devem caminhar lado a lado de modo que na conclusão do projeto você possa receber a parte final do pagamento.

  5. 5

    Algumas outras dicas diversas que podem ser úteis em começar um negócio de “smart homes”:

    -As instalações elétricas são cruciais e provavelmente não conseguirá fazer tudo sozinho. Terceirizar esse serviço para uma empresa de instalações elétricas ou de sistemas de segurança pode ser necessário. - Dependendo do tipo de trabalho que fará seu projeto talvez precise de licenças públicas. Por exemplo, a segurança é um aspecto importante na automação residencial. Você precisa estar licenciado para incluir isso em seu projeto. Ter alguém que "deixe você de usar a sua licença" pagando-lhe uma pequena taxa é uma boa estratégia, mas você terá de se certificar nos seus projetos e nos trabalhos concluídos de que tenha seguido à risca os códigos e normas técnicas. Instalações elétricas é um campo onde nos deparamos com várias padronizações técnicas. Tente evitar esse tipo de serviço. Mesmo que você vá simplesmente mudar interruptores, poderá perder muito tempo e dinheiro se não seguir as normas técnicas exigidas por lei.

    • Documente a cada dia e que você faz e peça que seus trabalhadores façam o mesmo. Esta é uma necessidade absoluta, para poder argumentar sobre pagamentos, com algum ranzinza, o que provavelmente vai acontecer.

    • Certifique-se de cumprir com as leis de seguros.

    • Procure trabalhar com pessoas boas. A parte mais difícil de estar no negócio é encontrar bons profissionais para trabalhar com e para você. Essa é realmente uma tarefa não intencional e enganosa porque sem experiência, é difícil conhecer as pessoas. Mesmo com experiência já é difícil. No entanto, cercar-se de boas pessoas e bons profissionais, sem dúvida o ajudará a ser bem sucedido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível