×
Loading ...

Por que comer o bolo de casamento um ano depois?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Bolos de casamento têm servido como um símbolo importante por séculos, embora a tradição atual tenha mudado com a passagem do tempo. Guardar o andar superior do bolo para ser consumido pelo casal em seu primeiro aniversário é um costume que muitos casais seguem, mesmo que não saibam da origem da tradição.

A camada superior do bolo de casamento é guardada para o casal aproveitar um ano depois (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

História da tradição

Guardar a camada superior do bolo de casamento se tornou uma norma no século XIX, quando os bolos de vários andares se tornaram comuns. O primeiro propósito do casamento nessa época era procriar. Era comum que um casal realizasse o batizado do seu primogênito um ano após o casamento. A camada superior do bolo era normalmente servida no batizado, economizando a tarefa de cozinhar, decorar e planejar o bolo do batizado. Embora os motivos do casamento sejam normalmente por amor hoje em dia, muitos casais decidem esperar bem mais de um ano antes de ter o primeiro filho, tornando essa prática obsoleta.

Loading...

Simbolismo moderno

Guardar o bolo até o primeiro aniversário se tornou tradição com o tempo. Compartilhar uma fatia com seu parceiro no primeiro aniversário pode ajudá-los a lembrar do grande dia e reviver aquele sentimento de recém casados. Comer seu bolo no seu aniversário simboliza amor e felicidade e celebra a união novamente.

Dicas de conservação

Conservar adequadamente o bolo pode fazer a tradição valer a pena; entretanto, se não for preservado, ele pode arruinar o simbolismo. Remova as flores ou ornamentos de açúcar do bolo. Resfrie em um refrigerador logo após o casamento por algumas horas para endurecer a cobertura, facilitando o preparo do bolo para o congelamento. Enrole o bolo em várias camadas de plástico filme e coloque em um recipiente a vácuo. Marque o pacote com uma etiqueta ou laço para que saibam o que é. Descongele o bolo colocando-o na geladeira um dia antes de comê-lo. Remova a embalagem e deixe o bolo em temperatura ambiente por algumas horas. Chocolate, cenoura e amêndoas duram mais do que bolos brancos, com frutas ou cobertura de creme de chantilly.

Substitutos alternativos

Considere substitutos alternativos se você quer fazer parte da tradição, mas não aguenta a ideia de comer um bolo de um ano de idade, ou se o seu bolo não sobreviver ao período. Peça uma pequena réplica do seu bolo de casamento para a pessoa que o preparou. Outra sugestão é decorar um bolo básico de aniversário com a cobertura original usada no do casamento se você, por algum motivo, não puder pedir um bolo igual ao original.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...