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Comer camarão engorda?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Uma porção de 85 g de camarão contém apenas 100 calorias e 1,4 g de gordura, o que pode deixá-lo surpreso quando ouve falar que o camarão é um alimento que engorda. Na verdade, tudo depende da forma que você o prepara. Cozinhar frutos do mar não adiciona calorias ou gorduras adicionais, mas outros métodos de preparo e ingredientes adicionais podem aumentar o teor de gordura e as calorias desse alimento saudável.

O camarão frito tem muito mais gordura do que o cozido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os métodos que engordam

Uma porção de camarão cozido tem baixo teor de gordura e calorias, ao contrário do camarão frito. Na verdade, uma porção de 85 g de camarão empanado e frito contém 206 calorias, ou seja, mais do que 105 calorias a mais da mesma quantidade de camarão cozido. Essa mesma porção de camarão empanado e frito contém 10,4 g de gordura, 9 g a mais do que o camarão cozido. Comer alimentos fritos, como o camarão, com frequência pode engordar, pois os ingredientes adicionados e o óleo da fritura elevam o teor de calorias e de gordura de forma significativa. Quando você exagera nas calorias diariamente, ganha peso.

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Ingrientes e acompanhamentos que engordam

Além das calorias e gorduras presentes no camarão empanado e frito, mergulhá-lo em certos molhos aumenta ainda mais a quantidade de calorias. Por exemplo, uma porção de duas colheres de sopa de molho tártaro acrescenta 63 calorias adicionais no camarão frito. Comer grandes quantidades de molho com camarão frito aumenta a sua ingestão calórica total, o que pode levar ao ganho de peso. Os pratos que você come com o camarão podem fazer diferença também. Por exemplo, se preparar o camarão frito com uma porção de batatas fritas, terá um adicional de 491 calorias e cerca de 24 g de gordura.

Dicas do preparo e para e servir

Para evitar que o camarão seja um alimento extremamente calórico, experimente cozinhar ao invés de fritá-los. Fazendo isso, você pode prepará-lo com outros deliciosos ingredientes, ao invés de empaná-los. Esprema um pouco de limão fresco sobre o camarão, aumentando a quantidade de vitamina C do prato, e adicione uma pitada de pimenta do reino, se desejar. Evite os molhos e você vai deixar de ingerir uma boa quantidade de gordura e calorias. Pode-se refogar o camarão com legumes frescos, como pimentão e ervilhas no azeite de oliva, servindo com arroz para uma refeição rica em nutrientes que também com baixo teor calórico e de gorduras.

Colesterol e sódio

Só porque camarão cozido no vapor não engorda como o empanado e frito não significa que você deva exagerar. O camarão cozido ainda é rico em colesterol e sódio. Uma porção de 85 g de camarão cozido contém 805 mg de sódio. A maioria dos adultos deve limitar a ingestão diária de sódio em até 2.300 mg, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, o que significa que apenas uma porção de camarão equivale a 35% desse limite. Muito sódio pode aumentar o risco de problemas cardíacos e do acidente vascular cerebral. Três gramas de camarão cozido também contêm 179 mg de colesterol, que equivale a 60% dos 300 mg que os adultos devem limitar-se a cada dia. As dietas ricas em colesterol podem aumentar o risco de doenças do coração, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard.

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Referências

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